Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
CaféPequenos e MédiosTecnologia
29/08/2025
Asbraer

Sistema eletrônico de avaliação de sustentabilidade da cafeicultura do Incaper recebe versão atualizada e ampliada

0
0

Material está disponível gratuitamente pelo Incaper​

29/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Incaper

Foto – Reprodução Incaper

​A ferramenta desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para suporte técnico na avaliação do nível de sustentabilidade nas propriedades produtoras de café acaba de receber uma nova publicação, uma versão atualizada e ampliada.

Trata-se do documento técnico de orientação para uso ‘Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura do Espírito Santo’– 2ª edição, revisada e ampliada. A primeira versão foi lançada em 2021, pela Editora Incaper.

​O sistema é composto por uma planilha eletrônica que reúne 39 indicadores relacionados à avaliação de aspectos, como solo, água, uso de insumos agrícolas, entre outros. Realiza automaticamente os cálculos e gera um relatório com gráficos, facilitando ao agricultor e ao extensionista a visualização do nível de adequação da propriedade.

​Documento técnico

O material reúne informações detalhadas sobre a ferramenta digital, oferece orientações de uso e destaca dados avaliados que englobam os pilares econômico, ambiental e social, seguindo os critérios de sustentabilidade definidos pela

Plataforma Global do Café. Com base na avaliação dos indicadores disponíveis, é possível planejar, de forma participativa, ações que promovam a sustentabilidade da produção de café. Técnico e agricultor podem, juntos, elaborar um cronograma com propostas e soluções viáveis para melhorar os índices de sustentabilidade.

​

Extensionistas durante aplicação de questionário com agricultores em Linhares e Ibatiba, respectivamente.

Extensionistas durante aplicação de questionário com agricultores em Linhares e Ibatiba, respectivamente.



Atualização 
O ponto que determinou o lançamento dessa versão foi a aprovação do regulamento da União Europeia que impacta a compra de café brasileiro – Regulamento Anti Desmatamento (EUDR). Ele condiciona que as empresas da UE garantam que os produtos importados, incluindo o café, não sejam oriundos de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020.

​“Os Indicadores de Sustentabilidade para a Cafeicultura Capixaba oferecem suporte valioso para o trabalho de nossos extensionistas junto aos cafeicultores, no sentido da busca por sustentabilidade e planejamento das ações de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural] de forma participativa, além de gerar bons insights para demandas do meio rural nas comunidades participantes do Projeto Cafeicultura Sustentável”, pontua um dos autores, o técnico do Incaper Marx Martinuzzo.

​
Baixe gratuitamente os conteúdos: 
Nova versão do documento técnico de orientação para uso aqui;

Planilha do Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura – aqui.

​Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
​Daniel Borges
​(27) 98849-3139
​daniel.borges@incaper.es.gov.br

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Ruraltins soma mais de 9.108 atendimentos de crédito rural em 2025

Próximo

Edital Pregão Eletrônico – Prefeitura de Alvorada/RS

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}