Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
18/09/2025
Asbraer

Seminário Regional reforça protagonismo da agricultura urbana e periurbana em Novo Hamburgo (RS)

0
0

Proposta é construir diretrizes para uma política de agricultura urbana e periurbana

18/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS Ascar | Mateus de Oliveira e Fhabiana Credideu, estagiária sob supervisão

Foto: Divulgação/Emater-RS Ascar

Nesta quarta-feira (17/09), Novo Hamburgo foi palco do 7º Encontro Regional da Biodiversidade, que teve como destaque o Seminário Regional de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável. O evento reuniu agricultores, técnicos, gestores públicos e representantes de organizações sociais em um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de ideias para o fortalecimento da agricultura urbana, organizado pela Emater/RS-Ascar com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

A programação abordou temas como a biodiversidade e suas relações com a agricultura familiar e urbana, legislação, eixos do Fórum Regional e experiências municipais. Também foram discutidos o papel do agricultor urbano, as diferenças entre horta escola e hortas escolares, eixos de geração de trabalho, segurança alimentar e apoio às famílias rurais e urbanas.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Biassusi, a proposta do seminário é construir algumas diretrizes a serem discutidas para a formulação de uma política de agricultura urbana e periurbana, em níveis estadual, regional e também municipal. Já existem legislações nacional e estadual, mas ainda é necessário avançar na regulamentação municipal voltada à agricultura urbana. “O objetivo é promover esse diálogo com a população, com os agricultores urbanos e periurbanos, para identificar o que pode ser aprimorado nas políticas relacionadas ao tema”, explica.

Experiências enriqueceram o encontro, com destaque para as práticas agroecológicas, além de vivências inspiradoras compartilhadas por municípios da região. “Muitas pessoas ainda não se reconhecem como agricultores urbanos, e é fundamental que passem a se enxergar desta forma, sobretudo como agentes de transformação. Esse processo envolve unir os saberes populares com o conhecimento acadêmico. Quando conseguimos reunir esses dois mundos na mesma mesa, no mesmo espaço, o resultado é extremamente enriquecedor para todos”, destaca a professora e hortoterapeuta de Porto Alegre, Joana Pagliarini.

A Associação Cantalomba apresentou o grupo Matricárias, trazendo arte, cultura e integração para a atividade. Em seguida, aconteceram as rodas de conversa temáticas, que abordaram a horta escolar como ferramenta de educação ambiental, a agricultura urbana como geração de renda, o empreendedorismo sustentável e a segurança alimentar como prática emancipatória.

Um dos pontos altos foi o Painel Criativo: O Alimento Transformador, que reuniu palestrantes, extensionistas e participantes do público em um debate aberto sobre as transformações sociais, ambientais e culturais que a agricultura urbana pode promover. O painel também serviu de espaço para o mapeamento de ideias e compartilhamento das contribuições dos grupos de conversa, consolidando propostas coletivas para o fortalecimento da agricultura urbana na região.

O Seminário destaca a importância da biodiversidade como aliada da agricultura familiar e urbana, mostrando que práticas sustentáveis, políticas públicas consistentes e o engajamento da comunidade são fundamentais para construir cidades mais saudáveis, resilientes e inclusivas. O evento contou ainda com um almoço coletivo e um momento de troca de sementes, mudas e ramas, fortalecendo a rede de agricultores e consumidores.

“Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, estamos implementando, em parceria com o gabinete do governador e a Secretaria Executiva do RS Seguro, o projeto Horta Mais Comunitária. Esse projeto é financiado diretamente pelo gabinete do governador para promover segurança alimentar e ampliar o acesso a produtos orgânicos, ao mesmo tempo possibilitando geração de renda, seja ela direta ou indireta, para as comunidades envolvidas”, explica o chefe da Divisão de Fomento à Produção de Base Agroecológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Diego Adam.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

50 anos de pesquisa da Epagri transformam o Brasil de importador a exportador de maçã

Próximo

4º Concurso de Cafés Especiais é realizado em Bom Sucesso (MG)

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}