Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Tecnologia
16/05/2025
Asbraer

Projeto de inovação em produção de tilápia será apresentado pela Epagri em Itajaí na segunda, 19

0
0

Projeto se propõe a aumentar o rendimento de filé de tilápia

16/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

Aumentar o rendimento de filé por peixe capturado e, consequentemente, a renda do produtor de cultivo, é um desafio contínuo para a pesquisa em aquicultura, que conta agora com técnicas inovadoras, como a edição de genoma para funções específicas do peixe. Mas para que a pesquisa avance é preciso investimento. É aí que entram as parcerias para financiar projetos como o que será apresentado, na próxima segunda-feira, 19, na Estação Experimental da Epagri em Itajaí e na unidade avançada do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedap) no município. 

​

O projeto “Edição genômica de tilápias da linhagem Epagri SC” é uma parceria entre a Epagri/Cedap e a Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas (TO), com recursos de emendas parlamentares. O pesquisador e engenheiro-agrônomo André Luis Tortato Novaes, gerente da Epagri/Cedap, explica que a técnica consiste em descobrir que gene é responsável pelo crescimento muscular do peixe, e qual gene faz com que o crescimento cesse. 

“Desta forma poderemos acionar ou desligar o gene para que o crescimento continue, e testar até que ponto este crescimento é possível, já que existe um limite biológico da espécie”, esclarece. Atualmente, graças às pesquisas de melhoramento genético realizada pela Epagri/Cedap, o rendimento de filé de tilápia subiu de 33kg por 100kg de peixe para 38kg. E há espaço para crescer ainda mais, como já aconteceu com outras espécies em que a técnica inovadora foi utilizada, como em bovinos.

Investimento em pesquisa tem retorno garantido

​

No evento de segunda, estarão presentes a chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, e o Secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo. Também foi convidada a bancada catarinense, deputados e senadores que estão financiando o projeto e apoiando a ciência para produção de alimentos.

“É uma forma de dar o retorno sobre o investimento que está sendo feito e as pesquisas que já foram realizadas para melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor catarinense”, afirma André. O projeto, que tem duração de dois anos (2024-2026), está na fase de estruturação – aquisição de equipamentos para montar o laboratório em Itajaí, além de veículos, contêiner adaptado e tanques, que virão do Tocantins.

Após a apresentação do projeto e uma visita às instalações da Epagri/Cedap, onde são realizados os experimentos com alevinos de tilápia, serão servidos pratos à base do peixe no Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí (Cetrei). 

Por Renata Rosa, jornalista bolsista da Epagri/Fapesc

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Incaper lança edital de Iniciação Científica e Tecnológica

Próximo

Asbraer participa do 3º Encontro Nacional sobre Formação de Extensionistas e Agentes de Ater

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}