Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
02/10/2025
Asbraer

Presidente da Asbraer diz que aprovação do Suater será o maior legado para a valorização da Ater Pública

0
0

Fala ocorre durante oficina realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre governança do Sistema Unificado de Ater; Asbraer cobra celeridade no processo

02/10/2025 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Ana Karoliny Barros

Oficina virtual sobre o Suater

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Otávio Maia, afirmou nesta quinta-feira (2) que a consolidação do Sistema Unificado de Ater (Suater) será “o maior legado desta gestão [da União] para a valorização da Ater Pública, da produção de alimentos e da sustentabilidade em nosso país”.

A fala ocorreu durante a oficina virtual promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que reuniu representantes de instituições, entidades e especialistas para discutir a governança do sistema. A diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, também participou das discussões. 

Para Maia, o Suater é decisivo para valorizar os profissionais de extensão rural e ampliar o alcance da assistência técnica e extensão rural no país. “São quase 77 anos de atuação continuada das entidades, executando diversas políticas públicas. Agora temos a possibilidade de levar esse serviço para muito mais do que os cerca de 2 milhões agricultores atendidos. Já temos uma proposta de legislação pronta para envio ao Congresso”, disse, reforçando a necessidade do envio imediato da proposta ao Congresso Nacional.

O presidente lembrou ainda da “Carta de Aracaju”, documento entregue pela Asbraer que sintetiza o compromisso coletivo de assegurar o funcionamento da extensão rural oficial no país e cobra urgência do governo federal no encaminhamento do Suater. 

O deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) reforçou a importância da articulação que vem sendo construída. “Ao longo das discussões, conseguimos unificar pesquisa, academia e extensão, para que o sistema não se limite apenas às questões técnicas”, afirmou. Para Joseildo, assim que a proposta chegar na Câmara dos Deputados existirão obstáculos. A união das várias instituições será indispensável para a aprovação do projeto.

Durante a oficina, Vanderley Ziger, secretário nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia, projetou que, com o Suater estruturado e novas parcerias, será possível universalizar os serviços de Ater em uma década. “Nossa estimativa é alcançar R$ 7 milhões de orçamento para garantir a prestação contínua da Ater. O que falta, de fato, é uma lei que possa gerir os recursos de forma nacional”, avaliou.

Segundo o MDA, a proposta será enviada à Casa Civil ainda em outubro. A Asbraer considera o Suater um pilar necessário para a continuidade da assistência técnica e extensão rural no país e está sempre presente nas discussões e articulações de ações que apoiem o fortalecimento de suas associadas e o desenvolvimento rural sustentável do Brasil.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

EPAMIG é homenageada nos 25 anos da Embrapa Café

Próximo

Edital de Pregão Presencial – Escola Estadual Chico Mendes – Município de Agua Branca/MS

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}