Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
MercadoTecnologia
17/09/2025
Asbraer

Paraná usará inteligência artificial e dados ambientais para garantir conformidade na exportação à UE

0
0


Sustentabilidade e rastreabilidade são alguns dos requisitos para entrar no mercado europeu

17/09/2025 | Assessoria de Comunicação – IDR-Paraná

Foto: Divulgação/IDR-Paraná

O Paraná já tem uma proposta definida para apresentar ao Parlamento Europeu para que as exigências com relação à importação de produtos seja reclassificada. Hoje o Brasil se enquadra no grau padrão, que é o conjunto de regras rigorosas de qualidade, segurança, sustentabilidade e rastreabilidade que os produtos brasileiros precisam atender para poderem entrar no mercado europeu.

Com objetivo de discutir e encaminhar as demandas do setor produtivo junto ao Governo Estadual e para demonstrar qual o potencial do Estado frente ao país com vistas a aumentar as exportações dos produtos paranaenses para a União Europeia, representantes do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniram-se nesta segunda-feira com forças do setor produtivo Faep, Fiep, Fetaep e Ocepar.

De acordo com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, essa discussão se dá num momento importante. “Abrir mercado para os produtores brasileiros, principalmente aos paranaenses, é uma ação necessária na situação atual. Não só para melhorar as vendas do agricultor, mas também para mostrar a qualidade do que é produzido aqui no estado, que trouxe ao Paraná o título do Supermercado do Mundo”, afirma Natalino.

O superintendente-geral de Ordenamento Territorial do Paraná, Benno Doetzer, explica que a proposta central é utilizar os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para reunir todas as informações disponíveis sobre as unidades produtivas do Estado, como forma de garantir a conformidade ambiental e produtiva das propriedades rurais.

“Dessa forma vamos ter um histórico do que é a propriedade. Dados sobre o uso de agrotóxicos, licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural, reunindo toda a conformidade ambiental e produtiva da propriedade, além do serviço geoespacial que vai dizer se houve desmatamento, e também qual foi o uso e ocupação da terra”, explica Doetzer.

PARCERIA COM O GOOGLE

A proposta à União Europeia está sendo elaborada dentro de um processo que o Governo do Estado está desenvolvendo com o Google, que contratou uma empresa parceira, financiada pelo gigante da tecnologia, sem custo para o Paraná, que vai entregar uma plataforma com o código-fonte, para integrar informações da Celepar com as ferramentas de inteligência artificial mais avançadas.

“Com essa plataforma não vai precisar ter um exército de analistas para sabermos o que está acontecendo, ou seja, as ferramentas de inteligência artificial do Google é que vão trabalhar os dados e gerar as informações que poderão nortear o desenvolvimento de políticas públicas e o acompanhamento de seus impactos”, acrescenta Doetzer.

A proposta foi muito bem recebida pelo setor produtivo e também pelos demais entes públicos envolvidos no processo. O próximo passo será a elaboração de uma carta de apresentação que será entregue pelos secretários estaduais ao Governador Carlos Massa Ratinho Junior para autorização.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agraer-MS destaca cultivo de pitaya como alternativa de renda no Assentamento Itamarati

Próximo

18ª Feira de Produtos Coloniais será de 18 a 21 de setembro no Farol Shopping, em Tubarão (SC)

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}