Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
InsumosPequenos e MédiosTecnologia
27/08/2025
Asbraer

IDAM inicia entrega de 250 mil sementes de cacau a agricultores familiares do estado

0
0

​As entregas são coordenadas pelo Idam e contemplarão 18 municípios, sete dos quais estão inseridos no Projeto Prioritário do Cacau​

27/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Idam

Foto – Reprodução Idam

​

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), deu início à distribuição de 250 mil sementes de cacau a agricultores familiares e produtores rurais de 18 municípios do estado. As entregas se iniciaram na segunda-feira (25/08), com o envio de 92,8 mil sementes e seguem até o fim desta semana.

As sementes são oriundas da estação experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, localizada em Medicilândia, no Pará. Entre 2023 e 2024, a parceria entre os órgãos contemplou agricultores familiares amazonenses com 700 mil sementes de cacau com melhoramento genético.

Conforme a engenheira agrônoma do Idam, Luziane Vitor, responsável pela administração das entregas, a iniciativa contemplará os municípios de Apuí, Borba, Coari, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Urucurituba, Lábrea, Manaus, Uarini, Jutaí, Humaitá, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Boca do Acre, Alvarães, Itacoatiara, Careiro e Eirunepé.

“Destes municípios, sete foram selecionados por estarem inseridos dentro do Projeto Prioritário (PP) do Cacau, desenvolvido pelo Idam. Os outros foram definidos com base em demandas repassadas pelas nossas Unidades Locais (UnLoc) nos municípios. A distribuição destas sementes tem permitido desenvolver a produção no estado, tornando-o mais competitivo no mercado nacional”, destacou Luziane.

A engenheira frisa que o envio das sementes deve continuar até o início de setembro para os municípios já definidos. Até o momento, o material foi enviado para Borba, Coari, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Urucurituba e Boa Vista do Ramos.

FOTOS: Divulgação / Idam

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Minas Novas/MG

Próximo

Emater Goiás moderniza atendimento com entrega de tablets a técnicos de campo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}