Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
NaturezaTecnologia
30/05/2025
Embrapa

I Seminário Brasileiro da Palmeira Juçara em Sistema Agroecológico fortalece articulações, integra saberes e dá visibilidade à espécie

0
0

Foto: Luiís Froufe

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades

Com o objetivo de discutir o estado da arte desta importante espécie da Mata Atlântica e articular ciência, políticas públicas e práticas locais, foi realizado, em Matinhos (PR), o I Seminário Brasileiro da Palmeira Juçara em Sistema Agroecológico. O evento aconteceu entre 14 e 16 de maio de 2025 e reuniu especialistas, agricultores, gestores públicos e lideranças comunitárias em torno de um objetivo comum: transformar a Juçara (Euterpe edulis) em um símbolo de equilíbrio entre conservação ambiental, geração de renda e justiça social. O evento, pioneiro em escala nacional, foi transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube, e destacou a urgência de políticas públicas integradas para proteger a espécie – ameaçada pelo extrativismo predatório do palmito, mas, sobretudo, pela drástica redução de suas áreas de ocorrência natural – enquanto fortalece cadeias produtivas sustentáveis baseadas no uso do fruto. 

A abertura do seminário foi marcada por uma reflexão sobre o papel da Juçara na restauração da Mata Atlântica. O pesquisador da Embrapa Florestas e um dos organizadores do evento, Eduardo Seoane, apresentou dados de que a espécie perdeu mais de 50% de sua população nas últimas décadas devido ao desmatamento e à exploração ilegal. No entanto, ele enfatizou que a coleta de frutos, em vez do corte do palmito, pode reverter esse cenário. “Cada palmeira adulta produz até três quilos de polpa por safra, gerando renda sem destruir a planta”, explicou. Essa abordagem foi reforçada por Maurício Sedrez (Universidade Federal de Santa Catarina), que mostrou casos no Sul do Brasil onde o manejo sustentável aumentou as populações de Juçara.

Um dos temas centrais foi a regulamentação da cadeia produtiva, que atualmente limita atividades de manejo voluntário e sustentável, e cria obstáculos para agricultores familiares, enquanto favorece operações de maior escala. Isso reforça a necessidade de uma legislação mais específica e diferenciada para a Juçara, especialmente quando praticada de forma agroecológica. Representantes do Ibama, Instituto Chico Mendes (ICMBio) e órgãos estaduais debateram a necessidade de normas claras para o cultivo e a comercialização. “Enquanto alguns estados exigem cadastros complexos, outros nem sequer têm regras específicas”, diz Fernanda Ra

Escrito por: Embrapa

Anterior

Edital de Chamada Pública N° 012/2025- Município de Tremembé/SP

Próximo

IPA inicia ciclo de Reuniões Técnicas com palestra sobre controle da cigarrinha em Passira

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}