Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
InsumosPequenos e Médios
17/10/2025
Asbraer

EPAMIG inicia pesquisas sobre cultivo do cacau

0
0


​Fruto apresenta grande potencial de desenvolvimento no Norte de Minas.​

17/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Belo Horizonte, 16/10/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está desenvolvendo o seu primeiro projeto de pesquisa voltado para o cultivo de cacau. Os estudos buscam gerar conhecimento técnico e científico sobre o comportamento do cacaueiro em diferentes sistemas de cultivo nas condições climáticas do norte mineiro.

A região possui grande potencial para o desenvolvimento da cultura, devido às características de clima, solo e estruturas favoráveis. Além da atratividade econômica, o cacau representa uma alternativa sustentável, capaz de recuperar áreas degradadas e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

Perspectivas do projeto

O projeto “Desempenho Agronômico do Cacaueiro Cultivado em Pleno Sol e Consorciado com Bananeira no Semiárido Mineiro”, (APQ-03192-25) é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do edital de “Demanda Universal”, o que reforça o caráter científico e inovador da iniciativa dentro das ações de pesquisa agropecuária em Minas.

“Atualmente, o projeto está na fase de preparação das áreas experimentais e aquisição dos materiais necessários, entre eles as mudas para plantio, que serão implantadas nas unidades da EPAMIG Norte, nos Campos Experimentais de Mocambinho e Gorutuba, em abril de 2026”, comenta Wlly Dias, pesquisadora da EPAMIG e coordenadora do projeto.

Segundo ela, as atividades futuras englobam a verificação do impacto do consórcio com a bananeira em diferentes espaçamentos, a análise do uso de proteção solar nas folhas do cacaueiro, diante da plena exposição ao sol, e a viabilidade e benefícios para as condições do semiárido.

A partir do fortalecimento das ações, a EPAMIG planeja a criação e difusão de tecnologias voltadas para toda a cadeia produtiva do cacau, desde a produção de mudas qualificadas até o processamento das amêndoas.

“Projetos como esse ajudam a unir forças para alavancar a produção mineira e nacional, levando em consideração que o Brasil está entre os maiores produtores globais de cacau, porém ainda não consegue suprir a própria demanda interna”, enfatiza.

1º Workshop Cacau

No dia 2 de outubro, foi realizado, em Belo Horizonte, o 1º Workshop Cacau, promovido pela Fralía Cacau Brasil e o Invest Minas. A iniciativa inédita contou com a participação de representantes da EPAMIG e teve como objetivo fortalecer parcerias e alinhar estratégias de desenvolvimento da cacauicultura em Minas.

Também estiveram presentes representantes do BDMG, Sede MG, Seapa, Emater-MG, Ima, Abanorte, Fapemig e a Secretaria de Agricultura de Raul Soares.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Epagri apresenta a agricultores do Extremo-Oeste sistema de plantio que aumenta sustentabilidade e rentabilidade no campo

Próximo

Edital de Chamada Pública – Fundo Municipal de Educação – Município de Lagoa dos Gatos/PE

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}