Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
22/09/2025
Asbraer

EPAMIG impulsiona pesquisas em piscicultura com nova estrutura

0
0

​Projeto aprovado junto à Fapemig prevê produção em escala industrial em Felixlândia (MG), ampliando estudos e apoio aos produtores.​

22/09/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Belo Horizonte, 22/9/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)vai fortalecer as pesquisas em piscicultura no Campo Experimental de Felixlândia (MG) por meio de um projeto aprovado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O projeto prevê a ampliação da infraestrutura do Campo Experimental, criando condições para produção em escala industrial, o que irá proporcionar novas atividades de pesquisa, demonstrações em ambiente real e apoio direto aos produtores.

Estrutura atual – Campo Experimental da EPAMIG em Felixlândia (MG)

Franklin Costa, pesquisador da EPAMIG, destaca que a expansão permitirá gerar soluções aplicadas, estabelecer novas parcerias e oferecer uma unidade modelo para os agentes ligados à piscicultura.

“Com o novo investimento, a EPAMIG poderá instalar e equipar estruturas de referência, promover dias de campo, oferecer treinamentos e estimular a integração com prefeituras, cooperativas e demais interessados. As ações também se alinham a políticas públicas de desenvolvimento regional e produção sustentável de peixes”.

O projeto (APQ-04323-25) garante o repasse, por parte da Fapemig, de R$ 2.107.294,23 destinados à ampliação da estrutura, com início das obras previstas para janeiro de 2026, além da transferência de tecnologia, capacitação e apoio direto à cadeia do pescado em Felixlândia. 

“Este é o segundo projeto aprovado nos últimos meses pela equipe de piscicultura da EPAMIG. Somados, os investimentos recentes chegam a cerca de R$ 3 milhões, contribuindo para consolidar Felixlândia como um case de sucesso em piscicultura aplicada à realidade dos produtores”, ressalta Franklin.

Mobilização e próximos passos

A apresentação do projeto e abertura para parcerias aconteceu no último sábado (20/9), durante evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Brasil (ADESB) para discutir a Rota do Pescado, programa do Governo do Estado de Minas Gerais voltado a impulsionar a cadeia aquícola, com foco em inclusão produtiva e fortalecimento da economia local.

Outros eventos já estão agendados para novas articulações relacionadas ao projeto.

“Queremos ampliar as discussões e mostrar a importância desta conquista, conectando pesquisa, produção e mercado. Quanto mais parceiros, melhor para alcançarmos toda a região e engajar outros produtores interessados”, reforça Franklin.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Curso de bolos funcionais incentiva alimentação saudável em Alecrim

Próximo

Edital de Chamada Publica – Prefeitura Municipal de Pedregulho/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}