Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
PecuáriaPequenos e Médios
03/09/2025
Asbraer

Empaer/PB apresenta resultado de debates para avanços na criação de caprinos e ovinos

0
0

A Empaer dispõe um grupo de extensionistas espalhados pelas gerências operacionais em todos os municípios e suas Estações da pesquisa que oferecem a formação técnica, tecnologia e inovações, servindo de centros de referência para agricultores​

03/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Empaer/PB

Foto – Reprodução Empaer/PB

​

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), concluiu o Projeto de Inovação e Políticas Públicas visando o fortalecimento da caprinocultura e ovinocultura, com o Fórum de Inovação e Políticas Públicas para o Fortalecimento da Caprinocultura e Ovinocultura, que aconteceu na cidade de Monteiro.

O Fórum foi uma etapa do projeto de pesquisas que recebeu recursos do Banco do Nordeste, e constou de dias de campos e palestras, o que se constitui em um marco essencial para o desenvolvimento estratégico do setor da caprinovinocultura do Estado. Também se tornou em um espaço de discussão e troca de experiências entre pesquisadores, extensionistas rurais e criadores.

Estado com a maior produção de leite do País e com espaço para aumentar a criação de animais de corte, dispondo de tecnologia já colocada à disposição dos criadores, o que vai fortalecer ainda mais este segmento produtivo e gerar empregos e renda no campo.

O Programa do Leite da Paraíba, por exemplo, foi aclamado como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento regional, especialmente no semiárido, criando oportunidade de trabalho e de renda para as famílias. A ampliação da compra pelo governo, a valorização dos derivados de leite de cabra, juntamente com a integração de crédito rural e assistência técnica especializada, foram pontuadas como movimentos estratégicos para essa ascensão.

Como sendo o maior produtor de leite de cabra do País, o Fórum possibilitou uma avaliação do Programa do Leite da Paraíba, visando avanços na aquisição da produção. Um exemplo de que essa atividade melhorou a economia regional e contribuiu para o desenvolvimento econômico e social de município, é o Município de Monteiro onde, depois de instalado o abatedouro e frigorifico Capribom, impulsionou o aumento de 71,4% do Produto Interno Bruto nominal municipal.

“Mais do que números, este é um testemunho vivido de como a produção de leite de cabra, especialmente no semiárido paraibano, pode ser um motor de desenvolvimento e prosperidade”, comentou o diretor de Pesquisa Agropecuária da Empaer, Aderval Monteiro, sobre o relatório final sobre o Fórum.

O pesquisador e coordenador do Fórum de Inovação e Políticas Públicas para o Fortalecimento da Caprinocultura e Ovinocultura, Wandrick Hauss de Sousa, informou que as propostas tiveram cinco painéis, sendo que o primeiro procedeu com a avaliação do Programa do Leite da Paraíba, seus desafios e perspectivas futuras.

A gestão e viabilidade econômica do Abatedouro Frigorifico da Caprinos e Ovinos da Capribom, e seus resultados econômicos e sociais foi o tema do segundo painel. Este abatedouro tem capacidade de abater 120 animais por dia, com cortes especiais para atender ao mercado consumidor nacional e do estrangeiro. Também funciona como cooperativa de aquisição da produção de leite.

Um momento marcante foi o terceiro painel sobre políticas públicas para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Caprinocultura e Ovinocultura, como estratégias do desenvolvimento regional. “A discussão foi vibrante, abordando a urgência de uma reestruturação da defesa agropecuária e o reconhecimento da identidade cultural e econômica da produção artesanal”, comentou Wandrick Hauss.

O quarto painel foram debatidos os desafios e as oportunidades, o papel da pesquisa e da inovação tecnológica para o setor da caprinocultura e ovinocultura possibilitou conhecer o vasto universo da pesquisa e inovação tecnológica, desvendando seus desafios e o vasto leque de oportunidades para o setor, ressaltou o coordenador do painel, pesquisador Wandrick Hauss. “A discussão enfatizou a urgência de alinhar a produção cientifica às demandas práticas do campo, transformando o conhecimento em tecnologia aplicáveis”, afirmou.

O quinto painel versou sobre a formação e capacitação para o futuro da produção de carne e leite e de produtos derivados da caprinovinocultura na Paraíba. Foram os debatedores os diretores da Empaer, Jailson Lopes, da Administração e Finanças, e Aderval Monteiro, da Pesquisa Agropecuária, além de Sérgio Ricardo Gouveia Martins, superintendente do Senar.

Para os avanços no sentido do fortalecimento do setor da caprinocultura e ovinocultura, a Empaer dispõe um grupo de extensionistas espalhados pelas gerências operacionais em todos os municípios e suas Estações da pesquisa que oferecem a formação técnica, tecnologia e inovações, servindo de centros de referência para agricultores.

Além das pesquisas tecnológicas de melhoramento genético da Empaer reconhecidas em todo o País, existem parceiros como a UFCG, UEPB e a UFPB que apresentam experiências de sucesso com tecnologias já validadas, como sistema de cruzamentos, blocos multinutricionais, uso de palma forrageira e manejo nutricional na produção de caprinos e ovinos.

“Ao final dos debates, foi defendida a criação de planos institucionais integrados entre universidades, centros de pesquisa e produtores, com foco na transformação do conhecimento em tecnologia aplicada”, comentou o pesquisador.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Rio Brilhante, Agraer-MS é destaque por projeto de sustentabilidade no campo

Próximo

Emater-MG: Apicultor mantém sucessão familiar na região Central de Minas Gerais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}