Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
19/09/2025
Asbraer

Empaer-MT destaca integração e reestruturação tecnológica da empresa no evento com a participação de 11 países

0
0

Foram firmados um total de 103 termos de cooperação com municípios mato-grossenses

19/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Empaer/MT | Andrea Haddad

Foto: Divulgação/Empaer-MT

Diretor-presidente da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Suelme Fernandes destacou a importância da integração entre as secretarias do Governo do Estado, a modernização tecnológica e o desenvolvimento de gestão e acompanhamento do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), durante participação de abertura da 2ª Edição GreenFarm 2025, no Parque Novo Mato Grosso, nesta quarta (17.9). A feira segue até sábado (20), e tem a finalidade de reforçar o protagonismo de Mato Grosso no cenário global do agronegócio, com a expectativa de R$ 200 milhões em negócios e a participação de 11 delegações internacionais. 

“É a integração entre as secretarias, trabalhando de forma articulada. Trabalhamos juntos porque o Estado é um só. Estamos fazendo cooperação com os municípios, dialogando na medida do possível as questões do governo federal, sem precisar disputar. A gente tem que celebrar as cooperações, tirar o debate político partidário da Empaer, para que ela seja uma empresa de entrega. A Empaer tem muito a oferecer em nível de tecnologia”, frisou.

Segundo dados da Empaer, foram firmados um total de 103 termos de cooperação com municípios mato-grossenses, sendo que 43 já foram publicados no Diário Oficial do Estado. Os demais estão sendo analisados pelos técnicos da empresa. A expectativa é firmar parcerias com as 142 prefeituras do Estado.

Num primeiro momento, a Empaer passou por ajustes para adequação ao termo de integração com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a qual é vinculada. Em seguida, com a instituição do Índice Municipal da Agricultura Familiar (IAF), as prefeituras passaram a procurar a empresa pública para firmar termos de parceria, em regime de cooperação mútua na base, de acordo com o interesse da administração municipal.

​

O presidente reforçou que a Empaer desenvolveu um Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades da Empaer, o SAGAE. “O sistema é revolucionário em nível de Brasil, nós conseguimos observar o trabalho de campo em Vera, de Alto Araguaia, de Vila Bela da Santíssima Trindade, de Colniza, ou de qualquer município, por meio de um aplicativo. O extensionista faz check in ao entrar na propriedade e checkout ao sair”, frisa. O Sagae faz o relatório no trabalho a ser desenvolvido, tem médias, dados quantitativos. “Permite que daqui, de forma remota, qualquer um acompanhe o tempo todo, o trabalho que vem sendo na ponta. Esse aplicativo é referência nacional para outras empresas”, frisou.

Conforme Suelme, a empresa passou por uma enorme modernização. “Nós temos muitos pacotes tecnológicos que vão ser oferecidos aqui no debate da feira. As soluções encontradas para o café, tipo Mato Grosso, coloca Mato Grosso em quinto lugar na produção nacional, e tem um grande potencial para surpreender nos próximos anos. O Noroeste do Estado está completamente vocacionado para o café, e nós estamos entrando mais forte na pesquisa sobre o cacau, para podermos ter essas duas commodities também no cenário das grandes exportações brasileiras”.

​

Suelme destacou a necessidade de ajudar o produtor de pequena escala a crescer no mercado. “O pequeno produtor não está sendo visto só na ideia de agricultura familiar, a gente quer agricultores de pequenas propriedades, sem ideologias. E, para fechar, o governo Mauro Mendes deixou disponível para este ano R$ 109 milhões para financiar projetos da pequena agricultura familiar, hoje a gente tem crédito disponível na bancada da Empaer. O agricultor que quer vencer na vida, pode financiar 50 mil de com garantia do Estado,tem até 150 mil para a pequena agroindústria”.

O diretor-presidente aproveitou para convidar o público a frequentar a Feira da Agricultura Familiar na GreenFarm. “Temos tanta tecnologia que o queijo tipo Mato Grosso foi pra França e nós já ganhamos mais de 35 medalhas de qualidade num concurso mundial de queijo, que é uma parceria nossa, da Sedec, do Indea, enfim, convido todos vocês a visitar nossa feira da agricultura familiar, vocês vão ver o melhor mel do Brasil nessa bancada, uma das melhores produções de queijo do mundo. Nessas bancas há a melhor castanha do Pará exportada do Brasil que é produzida no Vale do Juruena, fora cachaça e embutidos”, concluiu.   

Com entrada gratuita, a GreenFarm 2025 acontece até 20 de setembro, em Cuiabá. O público pode visitar a feira das 8h às 21h nos dias 17, 18 e 19, e das 8h às 17h no sábado (20). A programação completa está disponível no site greenfarmbrasil.com.br. 

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-PA garante cadastro ambiental para agricultores de Irituia

Próximo

Oficina da Emater-DF ensina sobre manejo e criação de abelhas nativas sem ferrão

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}