Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
InsumosPequenos e Médios
12/09/2025
Asbraer

Empaer executará R$ 2,5 milhões em experimentos para posicionar MT na rota internacional do cacau

0
0

Recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) vão iniciar plantio da cultura nos três biomas do Estado

12/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Seaf Empaer/MT | Andréa Haddad

Foto: Divulgação/Empaer-MT

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) irá executar R$ 2,5 milhões em experimentos com o cultivo de cacau nos três biomas de Mato Grosso — Amazônia, Cerrado e Pantanal. O objetivo é inserir o estado na rota internacional da produção da cultura.

Os recursos para os experimentos são da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Os ensaios serão conduzidos em áreas estratégicas dos municípios de Juína, Sinop, Tangará da Serra e Cáceres, além de cidades das regiões do Araguaia e Baixada Cuiabana, que ainda serão definidas para receber os testes. A previsão é que os experimentos iniciem em 2026.

O diretor-presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destacou que o projeto é estratégico para diversificar e fortalecer a agricultura familiar no estado.

“O cacau se apresenta como uma alternativa altamente rentável para áreas degradadas e improdutivas, além de inserir Mato Grosso em uma cadeia global em expansão. Essa iniciativa da Empaer vai gerar conhecimento técnico e abrir novas oportunidades de renda para os agricultores familiares”, afirmou.

​

Segundo o pesquisador da Empaer, engenheiro agrônomo Fabrício Tomaz, a iniciativa busca fornecer recomendações técnicas específicas para elevar a produtividade e a qualidade das amêndoas, atributo essencial para a indústria de chocolates finos e derivados.

“O cacau cultivado a pleno sol ou consorciado com banana e mamão torna-se altamente produtivo. Ele pode transformar áreas degradadas, como pastagens, em sistemas produtivos e rentáveis. Além disso, é uma commodity com potencial elevado para exportação”, destacou.

O cenário internacional reforça a oportunidade. A quebra de safra de cacau na África Ocidental, região responsável por mais de 70% da produção mundial, provocou alta de mais de 150% nos preços internacionais em 2024. Essa conjuntura cria uma janela estratégica para o Brasil ampliar sua participação no mercado global e atrair investimentos, com Mato Grosso consolidando-se como uma das principais apostas para a nova fronteira da cacauicultura brasileira.

​

Os estudos terão papel decisivo para a validação experimental e transferência de tecnologias aos agricultores familiares, já que Mato Grosso possui extensas áreas improdutivas com condições de solo e clima favoráveis à cultura. Especialistas indicam que a adoção de sistemas agroflorestais (SAFs), além de irrigação eficiente, manejo intensivo e rigoroso controle de pragas e doenças, é o caminho para ampliar a produção sustentável no estado.

De acordo com os técnicos da Empaer, o sucesso da cacauicultura depende da aplicação do chamado “básico bem feito”: uso de clones adaptados a cada região, planejamento do manejo cultural, produção de mudas em viveiros protegidos, acesso a crédito, assistência técnica contínua e tecnologias de precisão para gestão das lavouras.

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater orienta sobre políticas públicas do Governo do Pará para terreiros religiosos afro

Próximo

Capacitação em Apicultura impulsiona agricultores e estudantes em Almas (TO)

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}