Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
MercadoPequenos e MédiosTecnologia
25/08/2025
Asbraer

Emater-RS: Curso para jovens rurais de Ilópolis tem início

0
0

18 alunos do município iniciaram a qualificação, que contará com 12 encontros​

25/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS

Foto – Reprodução Emater-RS

​”Ilópolis Rural: Gerações que Cultivam o Futuro”. Esse é o lema da primeira edição do curso para jovens rurais de Ilópolis, que teve início na última sexta-feira (22/08), no auditório do Parque do Ibama. Na presença de lideranças, familiares, extensionistas da Emater/RS-Ascar e representantes de entidades parceiras, 18 alunos do município iniciaram a qualificação, que contará com 12 encontros, com atividades teóricas e práticas mensais, que se estenderão até abril de 2026.

​O objetivo da qualificação é contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural, para serem protagonistas do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. “Durante todo o período, os cursistas se envolverão em palestras, oficinas, visitas, dias de campo e outras metodologias, buscando olhar a juventude rural em toda a sua complexidade, com foco em aspectos sociais, culturais, ambientais e tecnológicos”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Rafaela Czermaneski.

​No primeiro módulo da atividade, a palestra “Relações interfamiliares” ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cândida Barth instigou não apenas os alunos, mas também seus pais a refletirem a respeito de questões ligadas à pertencimento, senso de comunidade, hábitos, tradições, mundo do trabalho, geração de renda, dignidade e qualidade de vida. “Como, afinal, treinamos um colega de trabalho que se chama de ‘pai’? Como acolhemos esse ‘empregado’ que também tem seus desejos, sonhos, aspirações e necessidades, que podem ser diferentes das suas?”, provocou.

​Visando tirar o público da zona de conforto, Cândida possibilitou aos presentes pensar sobre estes e outros temas ligados às relações intrafamiliares no contexto da agricultura familiar e que muitas vezes representam um dilema quando o assunto é a sucessão rural, com suas complexidades e diferenças geracionais. “Claro que esse é apenas o ponto de partida de uma capacitação que busca reforçar as perspectivas de sucessão rural e estimulando a diversificação das propriedades”, salientou a extensionista.

​Este é um foco não apenas da Emater/RS-Ascar – uma das promotoras da atividade -, mas também dos parceiros e apoiadores, como a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sicredi, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Todos unindo esforços junto às famílias, em um trabalho embrionário e colaborativo, que busca a troca de conhecimentos em uma construção coletiva. “Como um todo, a ideia do trabalho é buscar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma forma mais ampla”, frisa a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Roso Teixeira.

​Para as irmãs Luana Bortoli Rabaiolli e Paola Bortoli, de 29 e de 19 anos, respectivamente, a primeira impressão é a melhor possível e a expectativa é grande para a continuidade. Paola comenta que ainda mora com os pais e as diferenças de pensamento entre as gerações ainda pesam nas decisões da propriedade, que produz erva-mate e tem potencial para o turismo rural. Já Luana, se formou em Administração e chegou a trabalhar na Univates, em Lajeado, antes de retornar ao meio rural, na localidade de Santos Filho, onde compartilha com o marido Tiago a rotina de produção de suínos, erva-mate, lavoura de soja e reflorestamento.

​”Meu marido tem bastante demanda na propriedade, dada a diversificação, e resolvi voltar justamente pra apoiá-lo nessa organização”, explica Luana, afirmando que o começo não foi fácil. “É uma quebra de paradigmas, já que a gente sai de um salário fixo, como CLT, pra algo não tão previsível, mas que acaba compensando pela qualidade de vida e pela possibilidade de tomar as decisões mais “por conta'”, afirma a jovem, que vê na capacitação uma oportunidade para compartilhar experiências, trocar informações e ampliar a bagagem no que diz respeito à agricultura.

​Nos próximos módulos, serão debatidos temas como cenário agrícola do município, oportunidades no meio rural, documentação e gestão da propriedade, políticas públicas, educação financeira, transferência patrimonial e outros. Também estão previstas visitas a ervateiras, agroindústrias familiares, espaços de turismo, vinícolas e outros. No primeiro módulo, prestigiado pelo prefeito de Ilópolis, Fernando Dapont, também houve painel sobre Cenários da Agricultura Familiar, ministrado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Cléber Schuster. O próximo encontro ocorre no dia 12 de setembro.

​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
​Jornalista Tiago Bald
​tbald@emater.tche.br
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmaterRS
​Instagram: @EmaterRS
​tv.emater.tche.br

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Pregão Eletrônico Nº 48/2025 – Município de Primeiro de Maio/PR

Próximo

Epagri de Lages produz mudas de plantas frutíferas livres de vírus

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}