Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
19/09/2025
Asbraer

Emater-PA garante cadastro ambiental para agricultores de Irituia

0
0

Levantamento em força-tarefa da Emater-PA é parceria com o governo alemão e a empresa Natura

19/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA| Aline Miranda

Foto: Divulgação/Emater-PA

Fornecedores de bioinsumos para a indústria multinacional de cosméticos, agricultores de Irituia, no Rio Capim, estão sendo acompanhados pelo Governo do Pará, por meio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município, para emissão ou retificação de cadastros ambientais rurais (CARs) das propriedades. O CAR é obrigatório no contexto de regularização ambiental, conforme o Código Florestal (Lei Federal 12.651/12). 

Ao longo desta semana, uma comitiva com especialistas da Emater, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – do governo alemão, e da empresa Natura, contratante sobre matérias-primas como muru-muru e tucumã, percorreu as comunidades Araraquara, Lago Grande e Floresta para levantamento sobre 38 famílias membros da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares Irituenses (D’Irituia). A ação preliminar, encerrada nesta quarta-feira (17), atende a uma demanda invocada pela própria Cooperativa. 

O objetivo é conscientizar sobre a importância de todas as etapas de conformidade ambiental e sanear a documentação dos imóveis, de modo a garantir manutenção de acesso a políticas públicas, a exemplo de crédito rural, e de expansão de mercados selecionados no âmbito de economia circular, economia solidária e empreendedorismo social.  

As famílias mobilizadas trabalham principalmente com extrativismo de açaí, plantio e beneficiamento de mandioca e sistemas agroflorestais (SAFs), nos quais se destacam espécies nativas tais qual andiroba. 

“A parceria com entidades internacionais do setor público e com a iniciativa privada só qualifica uma atuação que é a justa razão de ser da Emater: estar presente em pessoa, in loco, adentrada na realidade amazônica das comunidades e das famílias. Somos a ponta de um processo de diálogo, trânsito de informações e efetividade de políticas públicas e de oportunidades culturais, sociais e mercadológicas”, aponta a chefe do escritório local da Emater em Irituia, a pedagoga Wagma Monteiro, especialista em Gestão Escolar e em Língua Portuguesa e Análise Literária.

Para a agricultora Maria Valquíria Cordeiro, de 43 anos, diretora financeira da cooperativa D’Irituia, o apoio da Emater é “grandioso”: “Tudo de que precisamos, solicitamos, a Emater repercute, responde, e faz o possível para que dê certo”, diz. 

Nos 32 hectares do Sítio Monte Cristo, na comunidade km 24 da rodovia BR-010, na região de São Francisco, Cordeiro cultiva hortaliças orgânicas e mandioca, entre outras atividades. 

O carro-chefe de comercialização é uma receita autoral, toda de ingredientes da tradição da Amazônia: “cuí” (“farinha fina”, em tupi) da farinha d’água, manteiga de garrafa, jambu e temperos. A versão especial do produto é saborizada com pimenta-malagueta. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Franca/SP

Próximo

Empaer-MT destaca integração e reestruturação tecnológica da empresa no evento com a participação de 11 países

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}