Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
ClimaPequenos e Médios
15/09/2025
Asbraer

Emater-PA contribui para Plano Nacional sobre Clima

0
0

Governo do Pará representa demandas de todos os estados brasileiros por meio da Asbraer​

15/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA | Aline Miranda

Foto: Juliana Caribé/Divulgação/Emater-PA

Em nome da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), que agrega 31 órgãos oficiais de todo o Brasil, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está participando da elaboração do Plano Clima, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Com atividades multi-institucionais e da sociedade civil desde 2023, o processo resultará em um guia de enfrentamento do país às mudanças climáticas, com lançamento inicial previsto já para outubro.

Membro da Câmara Consultiva de Participação Social (CPS) do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), a Emater-PA destaca-se no cenário de 2025 por a capital paraense, Belém, sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro. 

“Em termos de estratégia governamental de todos os níveis de gestão, é de suma importância fortalecer as entidades de Ater [assistência técnica e extensão rural] pública, porque nós promovemos a orientação técnica com preceitos agroecológicos, restauração florestal, alimentos sadios, e é importante também fortalecer as pesquisas em Ater. É bom divulgarmos que, no patamar de governos estaduais, existem as instituições de pesquisa agropecuária, que aprofundam e encaminha ciência de utilidade imediata”, aponta a coordenadora de operações da Emater, engenheira ambiental Camila Salim, especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e mestra em Ciências Ambientais.

Salim foi a porta-voz da Asbraer e, por conseguinte, da Emater, nos Seminários de Governança Climática e 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, eventos promovidos pelo governo federal e parceiros de 9 a 11 de setembro, em Brasília, no Distrito Federal (DF). 

Uma das sugestões da dirigente foi a criação de grupos de trabalho setorizados, dentro da estrutura da Câmara: “Precisamos vincular mais ainda os agentes de interesse super comum, como a Asbraer e organizações sociais de agricultores”, considera. 

O encontro gerou uma agenda com cronograma até 2027 e antecipou pautas como a inclusão das populações de rua no Plano Clima e ferramentas de avaliação e monitoramento.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Sapiranga/RS

Próximo

Idam-AM e Embrapa levam nova variedade de mandioca para agricultores familiares de Lábrea

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}