Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
23/09/2025
Asbraer

Em Maraã, Idam apoia a pesca manejada do pirarucu com curso e assistência técnica

0
0

​Um total de 52 pescadores participaram do ‘Curso de Monitoramento e Boas Práticas de Manipulação do Pescado’​

23/09/2025 | Assessoria de comunicação – Idam

Reprodução – Idam

A fim de incentivar o desenvolvimento da pesca manejada do pirarucu, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na comunidade Nova Jerusalém do Acará, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, em Maraã (a 634 quilômetros de Manaus), o “Curso de Monitoramento e Boas Práticas de Manipulação do Pescado” e entregou a autorização de pesca de pirarucu manejado.

O curso, realizado entre os dias 18 e 19 de setembro, contemplou 52 pescadores manejadores de pirarucu. Conforme a engenheira de pesca Maria José Mendonça de Oliveira, do Idam, a programação abordou temas como o monitoramento da pesca manejada, fichas de monitoramento e utilização destes dados, pesca alternativa e noções de higiene durante manipulação do pescado.

“Durante o curso foi realizada a prática de pré-beneficiamento do pirarucu (lavagem, sangria, evisceração e pesagem). Também foram coletadas informações de tamanho, sexo e estádio gonadal e demonstração de inserção do lacre no pirarucu. Todas as informações foram inseridas na ficha de monitoramento, realizada por um monitor ou monitora em treinamento”, destacou a engenheira.

A capacitação foi ministrada pela engenheira de pesca, juntamente com o técnico em recursos pesqueiros Eliakim Amorim, do Idam/Tefé, e o técnico em recursos pesqueiros da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Pinheiro Bonet.

Conforme o gerente da Unidade Local do Idam/Tefé, Armando da Silva Costa, na ocasião foi entregue, ainda, a autorização para a pesca do pirarucu manejado na localidade.

“A autorização, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), contempla uma cota experimental de 160 peixes. A pesca do pirarucu está prevista para o final do mês de outubro, período quando o nível das águas dos rios está mais baixos”, delineou o gerente.

Comunitários

Para o pescador manejador Vones Fernando Cardoso, que é um dos comunitários beneficiados pela visita do Idam, este é um momento de grande felicidade pela importância da atividade rural para a comunidade.

“Ficamos contentes com a realização desse curso pois, daqui a alguns dias, estaremos realizando a nossa primeira pesca do pirarucu manejado e essa capacitação foi de grande importância para todos os envolvidos na atividade do manejo do pirarucu”, declarou o pescador.

FOTOS: Divulgação/Idam

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal Flor da Serra do Sul/PR

Próximo

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Jatobá/MA

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}