Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
ClimaPequenos e Médios
24/09/2025
Asbraer

Congresso em Londrina (PR) debate agricultura de baixa emissão de carbono

0
0

Encontro destaca tecnologias e políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas

24/09/2025 | Assessoria de Comunicação – IDR-Paraná

Foto: Divulgação/IDR-Paraná

Mais de 150 participantes — entre pesquisadores, técnicos, consultores e estudantes — participam em Londrina do 3º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que acontece nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), na sede da Embrapa Soja.

Com realização do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), da Embrapa Soja e apoio de diversas entidades ligadas ao setor agropecuário, o evento é uma iniciativa do grupo gestor estadual do Plano Setorial para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, conhecido como Plano ABC+, política pública que visa estimular a adoção de práticas e tecnologias que reduzem a emissão de gases de efeito estufa e promovem a fixação de carbono no solo e nas plantas.

A programação contempla palestras e debates sobre técnicas de mitigação das emissões, políticas públicas e oportunidades de mercado, com foco no fortalecimento da agricultura sustentável. Temas como o mercado de carbono, COP 30, manejo de sistemas integrados, e o uso de bioinsumos, além do papel da genética no desenvolvimento de variedades adaptadas às mudanças climáticas, serão debatidos nos dois dias do encontro.

Para a diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino, o evento reforça a importância de integrar ciência, produtores e políticas públicas em torno do desafio climático. “O agricultor deve deixar de ser apenas produtor de alimentos e assumir também o papel de gestor ambiental. Isso significa adotar práticas já conhecidas, como plantio direto, rotação de culturas e recuperação de pastagens, além de compreender o funcionamento do mercado de carbono e as metodologias de valoração da redução das emissões”, ela apontou.

A diretora também destacou a contribuição da pesquisa paranaense para a agricultura de baixa emissão. “O Paraná é referência nacional no desenvolvimento de tecnologias que ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Cabe a nós difundir cada vez mais essas práticas, para que possam ser incorporadas à rotina dos agricultores”, afirmou.

O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno, ressaltou que o Brasil tem papel estratégico na agenda climática global. “Há décadas nossa agricultura adota práticas sustentáveis. O desafio atual é demonstrar e comprovar, com números, essa contribuição. Eventos como este fortalecem a integração entre ciência, políticas públicas e mercado e mostram ao mundo que a agricultura brasileira faz parte da solução para a crise climática”.

REALIZAÇÃO

O  3º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono é uma iniciativa do Plano ABC+, com realização do IDR-Paraná, Embrapa Soja, Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) e apoio da CS Consultoria Ambiental, Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia); Syngenta, UPL; Federação dos Engenheiros-Agrônomos do Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

GRUPO GESTOR

O  grupo gestor estadual do Plano ABC+ no Paraná é integrado por representantes do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária; Seab; IDR-Paraná; Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná); Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo); Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná); Embrapa; Senar (Serviço de Aprendizagem Rural); Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná); Apre (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal); Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná); Banco do Brasil; Itaipu Binacional; Crea-PR; Apepa (Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário); UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Unicentro (Universidade Estadual Centro-Oeste).

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com Emater, agricultores de Aurora do Pará ressignificam fibra da Amazônia como fonte de renda

Próximo

Estudo comprova que agricultura familiar tem potencial para produzir café especial no litoral catarinense

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}