Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
InsumosMercadoPequenos e MédiosTecnologia
26/08/2025
Asbraer

Comunidade Quilombola Chácara Buriti inaugura padaria e fortalece protagonismo feminino

0
0

As obras tiveram início em 2019.​

26/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Agraer/MS

Foto – Reprodução Agraer/MS

​

Honrando as receitas transmitidas por gerações, a Comunidade Quilombola Chácara Buriti inaugurou no último sábado (23), no Distrito de Anhanduí, a Padaria Vó Arlinda, espaço que simboliza tradição, protagonismo feminino e desenvolvimento por meio da agricultura familiar.

A estrutura moderna, construída com investimentos públicos e privados, será conduzida por 12 mulheres da comunidade, com capacidade inicial de produzir cerca de 500 pães por dia. Além de abastecer o comércio local e mercados parceiros, a expectativa é que a produção chegue também ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – fortalecendo a inserção da agricultura familiar no fornecimento de alimentos saudáveis e de qualidade.

Segundo a presidente da Associação Buriti, Lucineia Gabilão, a padaria representa mais do que uma fonte de renda: é um espaço de empoderamento e autonomia. “Essas mulheres já faziam pães com perfeição em casa. Agora terão condições de trabalhar perto da família, ajudar no sustento e ainda preservar nossa tradição quilombola. É autoestima, protagonismo e união em prática”, destacou.

Para a moradora Elisisa Teodolina da Silva, o momento é de conquista. “Fizemos pão em casa durante anos, mas nunca imaginamos ter um espaço como esse. Agora podemos gerar renda sem sair da comunidade e mostrar o valor do nosso trabalho”, contou emocionada.

A homenagem à matriarca Vó Arlinda, que transmitiu receitas e valores de união, dá nome à padaria e simboliza a continuidade de um legado que alia culinária, tradição e coletividade.

Ater presente – Durante a inauguração, representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) estiveram presentes, reforçando o papel da Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural – no apoio às comunidades quilombolas.

A nutricionista da Agraer, Maria Thainara Carneiro, destacou a relevância da agroindústria dentro da comunidade, tanto pela geração de renda quanto pela garantia da qualidade dos produtos.

“Uma agroindústria como a Padaria Vó Arlinda é fundamental porque une tradição e inovação, garantindo que os produtos cheguem ao consumidor final com qualidade e dentro das normas de segurança alimentar. Isso fortalece a confiança no alimento que será destinado ao PNAE e ao mesmo tempo gera renda para as famílias da agricultura familiar”, ressaltou.

Já o coordenador da regional da Agraer de Campo Grande, Valdecir Batista, que representou o diretor-presidente Washington Willeman, pontuou a importância da estrutura inaugurada e reafirmou o compromisso da instituição com os agricultores.

“Uma agroindústria dentro da comunidade significa desenvolvimento, geração de renda e valorização cultural. A Agraer está à disposição para orientar, prestar assistência técnica e apoiar os agricultores que desejam acessar editais, expandir sua produção e conquistar novos mercados. Esse é o nosso papel: caminhar junto com as comunidades”, afirmou.

A padaria foi construída com recursos oriundos de investimento de R$ 300 mil da Fundação Banco do Brasil, R$ 100 mil de emenda parlamentar do deputado Zeca do PT, além de recursos próprios adquiridos por meio de parcerias da comunidade. As obras tiveram início em 2019. 

O evento contou também com a participação da prefeita Adriane Lopes, do deputado estadual Zeca do PT, do vereador Landmark Rios e do secretário-executivo da SEAF, Humberto de Mello.

Com informações da Prefeitura de Campo Grande

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com apoio da Emater Goiás, produção de morango se destaca em Águas Lindas

Próximo

Emater-MG: Agricultores da região Central de Minas Gerais realizam primeira colheita de batata-inglesa

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}