Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
11/09/2025
Asbraer

Agroecologia na Escola: no Paraná, projeto aproxima crianças, produção de alimentos e natureza

0
0

Iniciativa é uma parceria entre o IDR-Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR); projeto recebe alunos da educação infantil até o ensino técnico

11/09/2025 | Assessoria de Comunicação – IDR-Paraná

Foto: Divulgação/IDR-Paraná

Receber visitas de estudantes faz parte da rotina da Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná, em Pinhais. Os grupos que passam pelo espaço vão desde a educação infantil até o ensino técnico, médio e superior.

Enquanto os alunos mais velhos observam aspectos técnicos das atividades, os pequenos participam do projeto Agroecologia na Escola, que promove uma experiência imersiva e aproxima-os da produção agrícola e pecuária. A iniciativa é uma parceria do IDR-Paraná com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O bolsista do projeto e estudante de Zootecnia, Arthur Ferraz, explica que os roteiros são planejados para percorrer setores como o meliponário, a vitrine de fruticultura, as vacas de leite, o bambu, o minhocário, o galinheiro e a área de bioinsumos, sempre com ênfase nos temas de maior interesse do grupo. “São experiências muito ricas. A maior parte dos alunos tem grande aproveitamento e demonstra conhecimento sobre algo que veem não apenas na fazenda, mas também em casa, em parentes ou outros lugares”, destacou.

Um dos visitantes foi o aluno Joaquim Benevides, de 8 anos, que voltou para a escola com o caderno cheio de anotações. A turma dele estava especialmente interessada na produção de leite e descobriu que o produto é orgânico, entregue também para a alimentação escolar. Durante a visita, o grupo conheceu outros espaços que aguçaram ainda mais a curiosidade das crianças.

“Eu aprendi o que dá para fazer com o bambu, o que é o adubo e que com o leite dá para fazer um adubo também. Anotei que um bezerro nasceu às 8h e o nome dos animais e das plantas”, contou Joaquim. Ele explicou que a visita vai contribuir para a mostra científica que será realizada em sua escola.

Para os educadores, o aprendizado lúdico diretamente no campo permite trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas, como ciências, matemática, biologia, geografia e artes. A pedagoga Pamella Akeni Sato, que acompanhou os estudantes, destacou que a experiência reforça os aprendizados da sala de aula. “Queríamos conhecer melhor, na prática, o processo de industrialização do leite e acabamos vendo que tudo está ligado: o húmus depende da vaca, a polinização precisa das abelhas… um elemento se conecta ao outro e faz o ecossistema rodar”, explicou.

CONEXÕES PARA O FUTURO

A Agroecologia na Escola integra a iniciativa Casa da Agroecologia, que busca unir ensino, pesquisa e extensão, aproximando o trabalho desenvolvido na Estação de Pesquisa do público em geral.

O gerente do projeto, Moacir Roberto Darolt, destaca que a proposta incentiva atitudes que podem ser levadas para a vida toda das crianças. “Observando o funcionamento de nosso minhocário, por exemplo, os alunos percebem que é possível reproduzir e criar soluções para reciclagem de alimentos na sua própria casa ou na escola”, afirmou.

Segundo Darolt, a ideia é estimular o interesse em se tornarem futuros cientistas do meio rural, valorizando práticas sustentáveis como o cultivo orgânico, a importância das abelhas na polinização, o bem-estar dos animais e a reciclagem de resíduos. “Nas visitas, os alunos entendem o papel dos agricultores e da agroecologia na produção de alimentos saudáveis, inclusive dos que chegam à alimentação escolar. É uma vivência que pode despertar uma maior empatia entre a cidade e o campo”, completou.

Assim, cada visita não é apenas uma aula prática, mas também uma semente de transformação para um futuro mais sustentável, que fica marcada em trabalhos, desenhos e na memória dos estudantes.

Os grupos interessados em conhecer a Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná podem entrar em contato pelo WhatsApp (41) 2112-0500 ou pelo e-mail agroecologia@idr.pr.gov.br, informando a quantidade de participantes, os objetivos da visita e demais informações relevantes.

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Feira da Colheita em Barrolândia (TO) fortalece agricultura familiar e inova com oficina de cerveja artesanal

Próximo

Agroindústria familiar transforma produção rural e impulsiona renda no campo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}