Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
17/09/2025
Asbraer

Agraer-MS destaca cultivo de pitaya como alternativa de renda no Assentamento Itamarati

0
0

Fruta já é produzida em escala comercial com apoio de equipe da Agraer

17/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Agraer/MS | Aline Lira

Foto: Divulgação/Edson Mondadori/Agraer MS

O cultivo da pitaya, também conhecida como fruta do dragão, foi tema de um Dia de Campo realizado no assentamento Itamarati, em Ponta Porã. A iniciativa foi conduzida pelo técnico da Agraer, engenheiro agrônomo Edson Mondadori, que reuniu agricultores familiares e estudantes da Escola Estadual José Edson.

O evento aconteceu no lote do agricultor Sílvio Ortiz e de sua esposa, dona Maria Aparecida Ortiz, onde está em andamento um projeto de cultivo de um hectare, já implantado com 500 pés da fruta em 250 tutores – a estrutura vertical, como poste de madeira ou concreto que dá base para a planta desenvolver que servem de suporte físico para a planta, que é uma cactácea trepadeira.

​

“Para nós foi uma alegria receber o Dia de Campo aqui no nosso lote. Aceitamos o convite porque acreditamos que o conhecimento precisa ser compartilhado. Quando um técnico vem, junto com outros produtores e até estudantes, todo mundo aprende junto. Esse tipo de evento fortalece a comunidade, mostra novas possibilidades de produção e dá mais segurança para quem está começando no cultivo da pitaya”, afirmou Sílvio Ortiz.

A pitaya vem se consolidando como alternativa de diversificação produtiva e geração de renda para os agricultores. Na região, já existem produtores que atuam em escala comercial, enquanto outros estão em fase inicial.

​

O produtor José Isaías, que cultiva a fruta há três anos, compartilhou sua experiência durante o encontro. “A pitaya mudou a forma como eu vejo a agricultura familiar. Hoje tenho 200 tutores, com 400 pés de fruta e já consegui tirar um bom faturamento. Além de ser uma fruta bonita e de fácil aceitação, ela abre novas portas no mercado”.

De acordo com Isaías, o preço de venda da pitaya no comércio local e em Ponta Porã tem variado entre R$ 13,00 e R$ 18,00 por quilo, o que garante boa rentabilidade para o pequeno produtor.

​

A pesquisa também tem avançado na cultura. A Embrapa já estuda a pitaya há cerca de 20 anos e lançou variedades autopolinizantes, adaptadas ao gosto do consumidor brasileiro, como a BRS Lua do Cerrado, BRS Luz do Cerrado, BRS Granada do Cerrado e BRS Âmbar do Cerrado.

Durante sua explanação, o técnico Edson Mondadori apresentou as principais recomendações para o sucesso do cultivo. “A pitaya exige cuidados específicos, mas oferece grande potencial de mercado. Trabalhamos desde a escolha do local, implantação dos tutores, irrigação, até o manejo de pragas, adubação e polinização manual. O agricultor que investir nessa cultura tem grandes chances de retorno econômico”.

​

O encontro reuniu 15 assentados e cerca de 30 alunos do ensino médio, que participam da disciplina de Agricultura Familiar ministrada pela professora Cleide de Lima.

Para Mondadori, o envolvimento da juventude é fundamental. “Trazer os jovens para perto da produção é garantir a continuidade do campo e despertar neles a visão de que a agricultura pode ser inovadora e rentável”.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam-AM leva assistência técnica a comunidades afastadas de São Sebastião do Uatumã

Próximo

Paraná usará inteligência artificial e dados ambientais para garantir conformidade na exportação à UE

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}