Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e MédiosTecnologia
17/10/2025
Asbraer

Epagri apresenta a agricultores do Extremo-Oeste sistema de plantio que aumenta sustentabilidade e rentabilidade no campo

0
0


Participaram 34 agricultores de diversos municípios da região
​

17/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​O sistema de plantio direto, prática fundamental para garantir a recuperação e qualidade do solo, vem sendo adotado há cerca de três anos pela família Schoenberg, de Belmonte, no Extremo-Oeste catarinense. “Com apoio da Epagri, eles vêm mantendo o solo coberto por plantas de cobertura o máximo de tempo possível, diversificando as culturas e respeitando os períodos adequados de plantio e cultivo”, explica Evandro Carlos Decol, extensionista da Epagri em Belmonte.  

​

Para demonstrar o sucesso alcançado pelos Schoenberg nesses três anos, Evandro se uniu a Marciano Frosi, extensionista da Epagri em Santa Helena, para realizar em 10 de outubro um Dia de Campo sobre manejo e conservação do solo na propriedade da família. A atividade contemplou 34 agricultores de diversos municípios do Extremo-Oeste catarinense. 

De acordo com Marciano, os participantes tiveram a oportunidade de compreender na prática como o plantio direto “melhora as partes física, química e biológica do solo, o que se reflete diretamente no aumento da produtividade”. Além de promover a troca de experiências, o Dia de Campo fortaleceu o compromisso da Epagri com a sustentabilidade, a inovação e a valorização do trabalho rural. 

O evento foi coordenado pelos Escritórios da Epagri em Santa Helena e Belmonte, com apoio da Gerência Regional de São Miguel do Oeste. A iniciativa contou ainda com a parceria das empresas Raix Sementes e Maxisolo, que participaram apresentando diferentes estações temáticas voltadas às boas práticas agrícolas e à conservação do solo.

Sobre Plantio Direto

​

O sistema de plantio direto preconiza, entre outras diretrizes, o uso de plantas de cobertura. São vegetais específicos, que se destinam, entre outros fins, a proteger o solo contra a erosão e melhorar suas qualidades químicas, físicas e biológicas. Elas protegem e enriquecem o solo estando vivas, ou mesmo mortas, quando se tornam palhada sobre o solo.

Participaram 34 agricultores de diversos municípios da região

Com essa técnica, é possível acumular matéria orgânica no solo. E quanto mais matéria orgânica no solo, melhor sua qualidade produtiva. Assim, além de preservar solo e água, o sistema também reduz custos de produção e eleva a produtividade da lavoura. Entre outras vantagens, atua também como um eficiente sequestrador de carbono, contribuindo para a redução de gás carbônico na atmosfera e sendo decisivo para a agricultura de baixa emissão de carbono. 

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Empaer-PB vai instalar Feira da Agricultura Familiar no município de Umbuzeiro

Próximo

EPAMIG inicia pesquisas sobre cultivo do cacau

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}