Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
HortifrutiPequenos e Médios
16/10/2025
Asbraer

Como identificar se uma planta é própria para o consumo

0
0


​Pesquisadora da EPAMIG dá dicas para reconhecer hortaliças como couve e taioba.​

16/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Belo Horizonte, 15/10/2025) Uma alimentação rica em nutrientes costuma estar associada à variedade de ingredientes e cores no prato. Nesse cenário, as hortaliças, convencionais ou não, ganham destaque pelos inúmeros benefícios à saúde. Mas, antes de incluí-las no cardápio, é importante ter atenção.

“Algumas espécies de plantas silvestres ou pouco conhecidas podem conter substâncias tóxicas, como alcaloides, glicosídeos, oxalatos, nitratos e cianetos, capazes de causar intoxicações agudas ou efeitos crônicos, como danos ao fígado, rins e sistema nervoso”, explica Juliana Maria, pesquisadora da EPAMIG na área de Hortaliças e Plantas Medicinais.

Segundo ela, folhas de mandioca-brava, batata verde e certas plantas ornamentais são exemplos de espécies que contém substâncias tóxicas que podem ser letais. Como registrado, recentemente, o caso de ingestão da Nicotiana glauca, planta tóxica conhecida como “falsa couve”, em Patrocínio, no Alto Paranaíba.

Além da toxicidade natural, há também riscos de contaminação química e microbiológica. 

“Plantas desconhecidas, além do risco da identificação incorreta, podem não ter sido produzidas conforme as boas práticas agrícolas e higiênicas. Algumas espécies não cultivadas para alimentação podem acumular agrotóxicos, metais pesados ou poluentes do solo e da água”, alerta Juliana.

Couve e taioba: saiba diferenciar

​

Por meio da observação de algumas características, espécies de hortaliças como a couve (Brassica oleracea)e a taioba (Xanthosoma sagittifolium) podem ser identificadas. 

Confira as dicas da pesquisadora:

Couve

Hortas comunitárias na comunidade de Posses – divulgação EPAMIG

Pé: composto por várias mudinhas laterais.

Folhas: de até 40 cm, largas e arredondadas, de cor verde-escura e verso mais claro, com pecíolo longo, nervuras destacadas, talo grosso e carnudo.

Textura: superfície lisa ou levemente crespa, sem brilho e sem seiva leitosa.

Caule: reto e firme, sem pelos e manchas, cor verde ou arroxeado.

Cheiro: suave, semelhante ao de repolho e brócolis.

Dica: ao rasgar, a folha solta apenas seiva transparente. Não arde quando consumida ou colocada na pele, pode ser preparada crua ou refogada.

Taioba

Folha de taioba – divulgação EPAMIG

Pé: possui um “falso caule” formado pela base das folhas, que podem chegar a mais de 1 m de altura.

Folhas: grandes, de 25 a 50 cm de comprimento, macias e presas por um talo grosso e oco. Verde escura na face superior e mais clara na inferior. A ponta da folha aponta para baixo e se assemelha a uma flecha. Ao redor, há uma linha que circunda toda a margem.

Nervuras: a principal nervura parte da base da folha, formando um “V” invertido

Caule: pecíolo longo de até 1m, verde ou arroxeado e com seiva aquosa.

Dica: nunca consumir crua, o cozimento atua para eliminar o oxalato de cálcio, o que causa ardência e inchaço na boca e garganta.

Propriedades nutricionais 

  • Couve: rica em vitaminas A, C, D, E, K e complexo B, além de ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
  • Taioba: fonte de proteínas, fibras, ferro, cálcio e vitamina C.

Publicações sobre o tema

O acervo de publicações da EPAMIG reúne boletins técnicos, cartilhas, Informe Agropecuário (IA), entre outros conteúdos voltados à difusão de conhecimentos agrícolas.

Para saber mais, confira a cartilha “Taioba: orientações técnicas para o cultivo”e oIA 308 – Produção de hortaliças em pequena e grande escalas.

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Dia Mundial da Alimentação: veja como a Epagri atua para levar comida de qualidade à mesa dos catarinenses

Próximo

Dia Mundial da Alimentação: Nosso Compromisso com um Brasil Mais Alimentado e Sustentável

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}