Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
ClimaPequenos e Médios
01/10/2025
Asbraer

COP-30: rodas-de-conversa da Emater-PA em escolas públicas dão voz à juventude periférica de Belém

0
0

Parceria com a Seduc reforça temas ligados a meio ambiente e desenvolvimento sustentável

01/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Nesta quarta-feira (1º), às 14h, 50 alunos do ensino médio do período integral da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Edvaldo Brandão de Jesus, no bairro do Tapanã, em Belém participarão de uma roda-de-conversa sobre meio ambiente e produção de alimentos ministrada pelo engenheiro agrônomo do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na capital Jader Moura. 

A ação faz parte do projeto “Rumo à Cop-30 – Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Preservação Ambiental na Região Amazônica”, idealizado por Moura, que é mestre em Ciências Agrárias e possui três especializações acadêmicas: Agronegócio, Educação Profissional e Gestão Pública.  A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), realizar-se-á em Belém, em novembro, e desde agosto a Emater tem promovido encontros em escolas públicas. 

 Na prática, a parceria entre Emater e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) intenciona o engajamento de crianças e adolescentes da periferia de Belém nas pautas do evento mundial, chamando-os a participar da programação aberta à comunidade e a acompanhar, com informação e entendimento, as tratativas entre os mais de 150 países confirmados. 

“Eu achei a palestra muito interessante. Além de ser um tema com bom desenvolvimento, abriu meus olhos para o nome ‘sustentabilidade’, que antes eu achava nada a ver, desnecessário. Agora eu me sinto aprendendo que ‘sustentabilidade’ pode salvar o mundo, pode mudar vidas, pode mudar tudo o que você pensar. O mundo não pode ser descartado. É preciso garantir a existência das novas gerações”, comenta Carlos Gabriel Viana, de 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Avertano Rocha, no bairro do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci. Na unidade, 87 estudantes assistiram a palestras da equipe da Emater na última sexta-feira (25). 

Para Jader Moura, “Sustentabilidade” é justamente a ideia que mais desperta a curiosidade da plateia: “São crianças e adolescentes ainda formando repertório, bombardeados por dados de internet, o que muitas vezes gera confusão entre tantos conceitos científicos. Estamos aqui como facilitadores e aprofundadores de um significado que já está entranhado na realidade deles, das famílias, das cidades. Quando eles descobrem o que é ‘sustentabilidade’, ficam deslumbrados, porque visualizam que é possível transformar os sistemas de produção, o cotidiano, e que são eles, os jovens, os protagonistas desse processo; eles são o futuro, a nova geração: então eles tomam para si a responsabilidade e o poder e se reconhecem mais importantes do que nunca para a sociedade”, explica. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Quevedos/RS

Próximo

Agraer apresenta Agrofloresta na VI Mostra Soluções Sustentáveis em Bodoquena

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}