Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
GrãosPequenos e Médios
30/09/2025
Asbraer

Cultivar de feijão criada pelo IDR-Paraná é destaque em congresso internacional

0
0

A cultivar de feijão preto IPR Urutau conquistou os agricultores brasileiros e se consolidou como a mais plantada do país. Ela foi destaque no 10º Congresso de Sementes das Américas, em Foz do Iguaçu, que começou nesta segunda-feira (29) e segue até quarta (1º), com a participação de 18 países

30/09/2025 | Assessoria de comunicação – IDR/Paraná

Reprodução – IDR/Paraná

​

Criada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a cultivar de feijão preto IPR Urutau conquistou os agricultores brasileiros e se consolidou como a mais plantada do país. Ela foi destaque no 10º Congresso de Sementes das Américas, em Foz do Iguaçu, que começou nesta segunda-feira (29) e segue até quarta (1º), com a participação de 18 países.

Presente diariamente na mesa dos brasileiros, o feijão ganha com variedade IPR Urutau maior produtividade, qualidade dos grãos e adaptação às condições de cultivo, garantindo segurança alimentar à população e rentabilidade para os produtores.

O destaque da IPR Urutau reflete a força da pesquisa agrícola paranaense. Ao longo de sua trajetória, o IDR-Paraná já lançou mais de 200 cultivares que hoje são comercializadas e cultivadas em praticamente todo o território nacional. Além do feijão, a instituição é reconhecida também pelo desenvolvimento de sementes de aveias e plantas de cobertura, fundamentais para práticas de conservação do solo, melhoria da fertilidade e sustentabilidade das lavouras.

No evento, ao tratar dos desafios da agricultura e do papel estratégico do Paraná na produção de sementes e de alimentos, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, reforçou a necessidade de garantir condições para que os produtores permaneçam no campo. Segundo ele, a segurança alimentar está diretamente ligada à renda no meio rural.

“Estamos à disposição para mais parcerias com a iniciativa privada e fazer com que essa aproximação do setor público com o setor privado possa sempre beneficiar a população. Entre as prioridades do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, está melhorar a renda do produtor rural”, destacou Marcio Nunes.

De acordo com o gerente de Produtos e Serviços do IDR-Paraná, Paulo Vicente Contador Zaccheo, no caso das sementes, essa parceria se traduz na multiplicação das cultivares desenvolvidas no Estado que são comercializadas com empresas produtoras de sementes para colocar as cultivares no mercado para o produtor rural. “Atualmente temos cerca de 80 parceiros multiplicando as nossas cultivares para todo o país”, informou.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Dia de Campo abordará segurança e soberania alimentar em Ibirubá

Próximo

Edital de Pregão Eletrônico – 15° Diretoria Regional de Educação e Cultura – Município de Pau dos Ferros/RN

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}