Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
30/09/2025
Asbraer

Com o apoio da Emater-PA, turu pode fazer parte da merenda escolar de Soure

0
0


Grupo-de-trabalho elenca adaptações para editais futuros

30/09/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

A partir do ano que vem, o molusco turu, iguaria proteica dos rios da Amazônia, pode passar a compor a merenda escolar de Soure, no Marajó. A novidade virá como resultado de articulação conduzida pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), junto com os próprios pescadores artesanais, Prefeitura, Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organização não-governamental (ong) Rare Brasil, entre outros parceiros.

 Nessa segunda-feira (29), uma roda-de-conversa na sede da Emater, no bairro Centro, consolidou a primeira etapa oficial de formação de um grupo-de-trabalho de inclusão de pratos típicos baseados em ingredientes do extrativismo na região, com ênfase em pescado e açaí.

No contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o objetivo é elaborar e propor coletivamente que a cozinha das escolas públicas do município ofereça refeições como coxinha assada e pastel assado de turu, caldo de gurijuba e bacu frito. 

“É um processo lento, mas de passos sólidos. Alguns dos desafios são a adequação sanitária, o cuidado com elementos alergênicos, a aceitação pelo paladar de crianças e adolescentes, o respeito aos costumes e a organização de estoque, por isso é tão importante que o máximo de atores sociais interessados se reúna e trabalhe com afinidade, sempre com o protagonismo dos agricultores familiares”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Soure, o engenheiro agrônomo Sandro Pinheiro, especialista em Biodiesel. 

O profissional destaca a participação das mulheres moradoras da Reserva Extrativista Marinha de Soure, que já se encontram estruturadas nos chamados “grupos de poupança”, uma ferramenta de gestão financeira e empreendedorismo orientada pela Rare Brasil. 

Maria Auxiliadora Lobato, de 39 anos, primeira-secretária da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Soure (Assuremas), diz que a oportunidade de fornecer para a merenda escolar é “maravilhosa”: “É um momento de validação, de divulgação, não só da comida em si, como tradição, mas de toda a história da população a que pertencemos: é uma transmissão de valores e de saberes para as novas gerações”, considera. 

Junto com o marido, Dion Batista, de 42 anos, a extrativista chega a comercializar até mil caranguejos vivos por mês, na temporada de captura.  A famíllia atua, ainda, com fabricação de óleos da floresta, de propriedades medicinais: andiroba e o chamado “de bicho”, que tem como matéria-prima as larvas do besouroSpeciomerus ruficornis Germar, cuja reprodução ocorre dentro da semente de tucumã. 

As filhas caçulas, Dione Maria, de 19 anos, e Jhenif, de 17 anos, cursam o ensino médio na rede pública: “E aí o ciclo cultural e socioeconômico da cadeia produtiva se completa: a natureza dá, nós produzimos, as meninas consomem”, calcula. 

Calendário

No próximo dia 8 de outubro, o grupo-de-trabalho assistirá a uma palestra sobre nutrição ministrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), também na sede da Emater. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Pregão Eletrônico – Prefeitura de Telêmaco Borba/PR

Próximo

Formosa recebe edição conjunta do Goiás Social e do Agro é Social

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}