Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
CaféPequenos e Médios
29/09/2025
Asbraer

Projeto Cafeicultura Sustentável instala unidade demonstrativa de secagem de café a gás

0
0

A iniciativa integra o Projeto Cafeicultura Sustentável e tem como objetivo difundir entre os produtores uma tecnologia mais eficiente, segura e ambientalmente limpa

29/09/2025 | Assessoria de comunicação – Incaper

Reprodução – Incaper

​

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com um cafeicultor e outras instituições, implantou em Nova Venécia, no noroeste do Espírito Santo, uma unidade demonstrativa de secagem de café a gás. A iniciativa integra o Projeto Cafeicultura Sustentável e tem como objetivo difundir entre os produtores uma tecnologia mais eficiente, segura e ambientalmente limpa para a etapa de pós-colheita, contribuindo também para o fortalecimento da produção de cafés especiais.

Localizada na propriedade do produtor Noel Antunes, em Santo Antônio do Quinze, a unidade é composta por um secador de café rotativo, cedido pelo projeto, e um queimador a gás. O sistema substitui o uso da palha do café e da lenha, combustíveis comuns nas fornalhas tradicionais, e oferece uma vantagem importante: o controle mais uniforme e constante da temperatura. Essa estabilidade térmica evita o superaquecimento, que pode comprometer o grão, e reduz a ocorrência de defeitos sensoriais.

“É uma secagem muito limpa. Você não tem fumaça, não tem poeira, não tem cinza como acontece quando se usa a palha. Além disso, a qualidade do café melhora bastante. Depois que a gente começou a usar essa tecnologia, não tem mais como voltar atrás”, destaca Noel Antunes.

“Diferente da queima da palha ou da lenha, que apresentam variações de calor e maior risco de contaminação por fumaça e fuligem, a secagem a gás garante grãos mais homogêneos e bebidas mais equilibradas”, explica o extensionista e coordenador do projeto Cafeicultura Sustentável na região, Welington Marré.

Sustentabilidade em foco

Além da qualidade da bebida, a tecnologia representa um avanço ambiental importante. A queima do gás, seja GLP ou gás natural, é muito mais limpa que a combustão da madeira e da palha, emitindo menos fuligem, material particulado e poluentes. Isso reduz os impactos na qualidade do ar e contribui para a saúde do trabalhador rural e das comunidades vizinhas.

Outro ganho está no reaproveitamento da palha do café. Em vez de ser queimada, ela pode ser incorporada ao solo como adubo orgânico, prática que melhora a estrutura física e a fertilidade da terra, aumenta a retenção de água e aeração, estimula a atividade microbiana e reduz a necessidade de adubos químicos.

“A substituição da lenha pelo gás também diminui a pressão sobre os recursos florestais, o que ajuda na preservação ambiental”, acrescenta Marré.

Mais eficiência e segurança no campo

A operação do sistema a gás é outro diferencial. Enquanto os fornos convencionais exigem alimentação manual frequente e vigilância constante do fogo, a secagem a gás pode ser programada e controlada por meio de painéis eletrônicos. Isso se traduz em menor demanda de mão de obra, mais segurança para o operador e até maior vida útil dos equipamentos, reduzindo custos de manutenção.

“Além da qualidade do café, a secagem a gás melhora também a qualidade de vida da gente. Não tem aquele excesso de fumaça embaixo da estrutura e a operação é muito mais prática, porque não precisa ficar alguém ali o tempo todo cuidando do fogo. Isso facilita muito o nosso dia a dia”, pontua Noel Antunes.

Unidade de referência para produtores

Desde a instalação, a unidade já recebeu a visita de cerca de 25 cafeicultores de diferentes municípios do norte e noroeste capixaba, em excursões técnicas promovidas pelo Incaper. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam realizados Dias de Campo e novas atividades de capacitação para que mais agricultores conheçam e adotem a tecnologia.

“Essa é a primeira experiência com o sistema de secagem a gás no âmbito do Projeto Cafeicultura Sustentável. A ideia é que ela sirva como referência prática, demonstrando como é possível aliar qualidade do produto, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental”, frisa Marré.

Cafeicultura Sustentável 

Coordenado pelo Incaper, o projeto Cafeicultura Sustentável integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, conduzido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A iniciativa é viabilizada no âmbito do Programa Inovagro, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

Com um investimento de R$ 4,9 milhões do Governo do Estado, o projeto abrange tanto as regiões produtoras de arábica, como Caparaó e Montanhas, quanto as regiões Norte, Central e Sul, produtoras de conilon. A meta principal é atender, até 2027, 8 mil propriedades com planos de adequação aos parâmetros de sustentabilidade estabelecidos para a cafeicultura capixaba. 

Unidades demonstrativas de tecnologias de secagem, irrigação, terraceamento e pós-colheita fazem parte das ações de difusão de práticas sustentáveis realizadas pelo projeto, que também incluem unidades de referência em sustentabilidade, Dias de Campo, Dias Especiais, cursos, excursões técnicas e outros métodos coletivos de assistência técnica e extensão rural (Ater).


Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Uso de agrotóxicos é tema de debate interinstitucional em Cristinápolis

Próximo

Emater/RS-Ascar apresenta experiências de Turismo Rural na 18ª Fenatrigo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}