Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
InsumosPequenos e Médios
29/09/2025
Asbraer

Uso de agrotóxicos é tema de debate interinstitucional em Cristinápolis

0
0

A Emdagro participou levando informações acerca da legislaçãA Emdagro participou levando informações acerca da legislação, transporte, armazenamento, aquisição e descarte dos defensivoso, transporte, armazenamento, aquisição e descarte dos defensivos​

29/09/2025 | Assessoria de comunicação – Emdagro

Reprodução – Emdagro

​

O Workshop “Uso de Agrotóxicos: Legislação, Saúde e Meio Ambiente”, realizado no município de Cristinápolis nesta sexta-feira, 26, reuniu autoridades, especialistas e representantes de órgãos públicos para discutir os impactos e responsabilidades relacionados ao uso de defensivos agrícolas. O evento, promovido pela prefeitura local, contou com palestras técnicas, a exemplo da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que levou informações acerca da legislação, transporte, armazenamento, aquisição e descarte de agrotóxicos.

Entre os destaques do encontro, a Emdagro marcou presença com três de seus técnicos com conhecimento especializado sobre o tema. A participação da empresa, a convite da gestão municipal, reforçou o papel da instituição como parceira estratégica na orientação de agricultores, gestores públicos e profissionais do campo, contribuindo para práticas cada vez mais seguras e sustentáveis.

O engenheiro agrônomo da Emdagro Auro Conceição Andrade abriu o ciclo de palestras abordando o tema “Agrotóxicos, conceitos, classes e uso seguro”. Em sua fala, destacou a importância de compreender as diferentes categorias de produtos, suas finalidades e os cuidados necessários para garantir segurança na aplicação. Para ele, a informação é a chave para reduzir riscos à saúde do trabalhador rural e ao meio ambiente. “O uso seguro de agrotóxicos é essencial. Respeitar o tempo de reentrada na lavoura e sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual [EPIs] completos são igualmente importantes. As roupas usadas na aplicação não devem ser lavadas junto com as roupas da casa. Seguir essas orientações protege a saúde do trabalhador, a produção e o meio ambiente”, ressaltou”, orientou.

Em sua palestra, o também engenheiro agrônomo da Emdagro Gino Francisco falou sobre a “Aquisição, transporte e armazenamento de agrotóxicos”, reforçando a compra dos produtos mediante e receituário agronômico e em revendedoras credenciadas pela Emdagro. Ele chamou atenção para a necessidade de locais adequados de estocagem e do respeito às normas de transporte e descarte, lembrando que pequenos descuidos podem gerar grandes prejuízos.

Já o engenheiro agrônomo Lúcio Argôlo, trouxe uma perspectiva em relação ao controle microbiológico e agricultura regenerativa. Destacou, por exemplo, que pesquisas recentes atribuem o uso excessivo do glifosato – princípio ativo de muitos herbicidas utilizados – à intolerância ao glúten.

O vice-prefeito do município, Zé Alaide, destacou a importância do evento. Trata-se de um debate de extrema relevância, pois estamos em um município essencialmente agrícola, onde muitas pessoas precisam de informações corretas sobre o uso de agrotóxicos. Agradeço a parceria com a Emdagro, uma instituição séria que tem contribuído muito para o nosso município, especialmente em momentos como este, trazendo palestrantes capacitados para orientar nossa população”, afirmou.

Além das contribuições da Emdagro, o workshop contou, ainda, com discussões sobre legislação, sistemas de fiscalização, impactos à saúde, vigilância sanitária e gestão de resíduos sólidos, reunindo palestrantes de diferentes instituições, como a Vigilância Sanitária de Sergipe, Adema, Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico e do Sul e Centro Sul Sergipano (Concesul) e Crea-SE.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Projeto da Empaer-MT coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT

Próximo

Projeto Cafeicultura Sustentável instala unidade demonstrativa de secagem de café a gás

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}