Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaInsumosPequenos e Médios
25/09/2025
Asbraer

Emater-PA incentiva cadeia produtiva do cacau em São Domingos do Capim

0
0

Parceria com a prefeitura inclui assentados

25/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater-PA | Aline Miranda

Foto: Divulgação/Emater-PA

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), assentados da reforma agrária de São Domingos do Capim, no nordeste paraense, estão começando a plantar cacau, com o objetivo de comercializar a polpa e a amêndoa. Um dos mercados visados é o de chocolate amazônico. 

O impulso piloto conduzido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) é sobre 40 famílias de dentro do assentamento federal Terra Nova: moradores das comunidades Águas Brancas, Aparecida e Taperaçu que tradicionalmente trabalham com extrativismo de açaí e mandiocultura. Vilas próximas, como Boa Viagem, Patrimônio e São Bento, também são contempladas. 

O planejamento é que, até o fim do ano, a Emater acompanhe a instalação de viveiros comunitários na região para multiplicação de mudas, a partir de 40 mil sementes que devem ser doadas à Prefeitura pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). 

“A oportunidade é de estruturação comercial de uma cadeia produtiva lucrativa, com mercado em expansão e viés de sustentabilidade. Uma das orientações reforçadas pela Emater é de o cacau compor SAFs [sistemas agroflorestais] com açaí e castanheira, por exemplo”, explica a chefe do escritório local da Emater em São Domingos do Capim, a técnica agrícola Nara Cíntia Batista. 

Em setembro, o escritório da Emater no município e o escritório regional da Emater em São Miguel do Guamá, jurisdição correlata, têm ministrado capacitações aos interessados, sob demandas programadas: na última sexta-feira (19), uma oficina na comunidade Aparecida versou sobre produção de mudas com demonstração prática em uma propriedade. Já no próximo período, de 29 de setembro a 5 de outubro, técnicos da Prefeitura participarão de instrução sobre elaboração de cadastro ambiental rural (CAR), em sede em definição. 

Para o secretário municipal de agricultura de São Domingos do Capim, Silvandro de Jesus Neves, a parceria com a Emater é “poderosa”: “Quando a Secretaria consolidou a proposta de alavancar a cadeia produtiva do cacau, um dos nossos primeiros pensamentos foi chamar a Emater pra estar junto, porque a Emater traz doutores, equipe muito especializada, e ainda é uma agente fomentadora, no sentido de atualização científica contínua e intermediação de crédito rural”, considera. 

Novos Negócios

Ambientada no cenário produtivo do Sítio Kairós, na comunidade Águas Brancas, no km 16 da rodovia PA-225, e articulada com a Associação de Moradores Micros e Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida (Amompar),  a recente Oficina sobre Produção de Mudas de Cacau contou, ainda, com o know-how da equipe do escritório da Emater no município de Capitão-Poço e de representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adepará).

Na área total dali, são 900 pés de cacau, além de mais de três mil pés de açaí, 500 pés de acerola e 50 pés de goiaba. 

“Eu trabalho com cacau há quatro anos, mas sempre por intuição, da minha cabeça mesmo. E tem dado muito certo: vendendo, meu lucro é de 50%, e as plantas são bonitas, vigorosas, sem doença. Dá gosto só de ver.  Quando chegou a história de capacitação, me deu foi animação, porque, aprendendo os detalhes, a poda progressiva, o espaçamento, o manejo, os tipos certos de saco pra armazenamento, é só o tempo de eu aumentar o lucro pra 100%”, calcula Vicente Oliveira, Neves, proprietário do lugar e das marcas Açaí Premium e Natural Polpas.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Pregão Eletrônico- Prefeitura Municipal de Caicó/RN

Próximo

IDR-Paraná lança processo para contratar 173 profissionais no estado

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}