Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
22/09/2025
Asbraer

Goiás expande internet para o campo e beneficia 1.500 famílias

0
0

​Programa Cidadão Tech Campo, realizado pelo Goiás Social, por meio da Secti e Emater, promove a inclusão digital nas comunidades rurais​

22/09/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/GO

Reprodução – Emater/GO

​

A inclusão digital já é realidade para agricultores familiares em Goiás. Com o Programa Cidadão Tech Campo, a internet de alta velocidade chega a comunidades antes desconectadas, levando oportunidades de estudo, negócios e informação para mais de 1.500 famílias em 19 municípios. A iniciativa do Governo de Goiás é fruto da parceria entre o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Emater Goiás.

O programa já instalou 92 antenas gratuitas em povoados e assentamentos rurais. A tecnologia de satélites de baixa órbita Starlink garante conexão mesmo em regiões remotas, e promove a inclusão digital, ampliando o acesso à educação e fortalecendo o desenvolvimento rural sustentável. Até março de 2026, o número de pontos de acesso deve chegar a 221 propriedades, com investimento superior a R$ 3 milhões.

Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o programa promove infinitas possibilidades para as famílias rurais beneficiadas.

“A chegada da internet ao campo é mais do que um avanço tecnológico, é inclusão social. Conectamos famílias que antes viviam isoladas, dando a elas a oportunidade de acesso a serviços públicos digitais, notícias, oportunidades de emprego e capacitação. Cada antena instalada é uma porta aberta para o futuro, garantindo que produtores rurais possam participar de forma ativa na sociedade e tenham as mesmas chances de desenvolvimento de quem vive na cidade”, destaca.

A seleção das famílias beneficiadas foi realizada com o apoio da Emater Goiás, que acompanha de perto a realidade das comunidades e trabalha para garantir que as políticas públicas cheguem até famílias mais isoladas do estado. Entre os critérios de escolha, estavam a ausência de infraestrutura de conectividade, a comprovação de atividade produtiva ativa e o cadastro no CadÚnico. Já a Secti é responsável por instalar os equipamentos e assegurar a qualidade do sinal de internet.

No Povoado Kalunga Engenho II, em Cavalcante, 24 antenas já foram instaladas, beneficiando diretamente 390 famílias. Para o estudante Joel Maia, do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, a mudança foi significativa.

“Quando chove e a energia acaba ficamos até dois dias sem internet. A gente mesmo não tinha acesso, pegávamos o sinal da vizinha, mas, pela distância, ficávamos sem com internet. Já cheguei a ficar sem fazer trabalho da escola por falta de conexão“, lembra.

A mãe de Joel, Joanilda Francisco Maia, diz que a vida tem outro rumodepois que a antena chegou. E, agora, a lavradora e artesã sonha alto.

“Vai melhorar nossa comunicação e aperfeiçoar nosso conhecimento. Como eu só tenho o ensino médio, agora vou realizar o sonho de fazer faculdade e a internet vai ser essencial para se tornar realidade”, afirma a mãe do estudante.

Em Divinópolis de Goiás, quatro antenas foram instaladas, conectando 11 famílias. Para o agricultor Osvaldino José Carvalho, da Comunidade Mucambo Firme, a mudança trouxe mais agilidade para o dia a dia.

“Antes, nos sentíamos isolados. Agora temos conexão com o pessoal da cidade, conseguimos resolver tudo com mais rapidez. Estou muito satisfeito e espero que outros agricultores também sejam contemplados”, diz.

Até o momento, o programa já atendeu 24 famílias em Cavalcante, 13 em Teresina de Goiás e 7 em São Domingos. Também foram contemplados os municípios de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani, Iaciara, Nova Roma, Posse e Sítio d’Abadia, com 4 famílias cada. Damianópolis, Mambaí, Monte Alegre e Simolândia receberam 3 antenas cada, enquanto Formosa e Luziânia contam com 2 famílias atendidas. Cristalina e Flores de Goiás completam a lista, com 1 família beneficiada em cada localidade.

A meta é ampliar o alcance, conectando novas comunidades e garantindo que cada vez mais famílias rurais tenham acesso à informação, oportunidades e qualidade de vida no campo.

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás comunicacao.ematergo@gmail.com
 | +55 (62) 98152-2322
http://goias.gov.br/emater/
@ematergoias

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Programa de reintegração no campo em Mato Grosso terá práticas agropecuárias e extensão rural

Próximo

Tarde de campo com foco em tecnologia e sustentabilidade para produção de alho reúne 80 pessoas em Frei Rogério

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}