Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
PecuáriaPequenos e Médios
22/09/2025
Asbraer

Com Emater-PA, assentados da reforma agrária de Ipixuna investem em pecuária

0
0

Parceria com a Prefeitura identifica demandas de crédito rural

22/09/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Com crédito rural de projeto elaborado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Ipixuna, no Rio Capim, a pecuarista Maria Gorette de Almeida, de 66 anos, do assentamento federal União I, acaba de conseguir sextuplicar o rebanho de gado de corte no seu Sítio Oliveira, neste mês de setembro: o recurso de R$ 50 mil da linha A do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pelo Banco da Amazônia (Basa), foi usado principalmente para a compra de 20 animais da raça nelore. 

“A Emater é muito boa, ajuda muito. Ajudou muito com esse empréstimo, por exemplo. Minha ideia com a pecuária de ‘gado branco’ é procriar, aumentar, pra que venha com lucro daqui pra frente”, diz. 

Almeida representa um contingente de assentados da reforma agrária cujo atendimento a Emater vem intensificando em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária e Produção (Semap), sob o objetivo de difusão tecnológica por meio de crédito rural. 

Esta semana, uma força-tarefa com Emater e Prefeitura registrou o interesse manifesto de pelo menos 30 famílias dos assentamentos Candiru e União para financiamento público de bovinocultura de leite, da raça girolando, além de apicultura de abelhas com ferrão (Apis mellifera) e plantio de açaí das variedades BRS-Pai D’égua e Pará.

As  propostas em andamento consideram a aprovação até o fim do ano de contratos individuais de R$ 50 mil pelo Pronaf A, com o Basa. O percurso da equipe também identificou 10 demandas imediatas de cadastros nacionais da agricultura familiar (CAFs), já em emissão. 

“O papel visceral da Emater inclui presença física, levar informação de forma direta para dentro dos assentamentos, apresentar direitos que muitas vezes as pessoas desconhecem – isso é prestigiar a existência e valorizar o dia a dia dos agricultores, e assim fazemos a ponte para as atualizações tecnológicas e apropriações científicas. Estarmos juntos com a Semap é o diferencial, porque é um reforço à nossa capacidade operacional”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Ipixuna, o engenheiro agrônomo Cleyton Jerdan Damasceno, especialista em Produção de Oleaginosas para Biodiesel.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Pregão Eletrônico – Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/PR

Próximo

Programa de reintegração no campo em Mato Grosso terá práticas agropecuárias e extensão rural

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}