Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e MédiosTecnologia
15/09/2025
Asbraer

Emdagro intensifica monitoramento da cochonilha-do-carmim no Alto Sertão sergipano

0
0

Praga causa riscos à palma forrageira, base da alimentação animal e da economia do sertão sergipano

15/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emdagro/SE

Foto: Divulgação/Emdagro-SE

No sertão sergipano, a palma forrageira ocupa um papel que vai muito além de uma simples planta. Presente na paisagem e na rotina de milhares de famílias, ela garante alimento ao rebanho, sustento ao agricultor e segurança à pecuária. Mas essa cultura, de forte valor socioeconômico, enfrenta um desafio crescente: a cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae), uma praga que, embora não seja considerada quarentenária, pode causar sérios prejuízos se não for controlada.

A chegada da praga ao estado foi identificada por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e, desde então, desencadeou um trabalho de vigilância ativa. A resposta envolve a aplicação do Plano de Contingência da Cochonilha-do-Carmim, que define estratégias de prevenção, controle e conscientização dos produtores.

Mais do que um problema fitossanitário, a cochonilha ameaça um patrimônio cultural e econômico do sertanejo. “Estamos reforçando a importância da vigilância ativa e da comunicação imediata de qualquer foco suspeito. Esse trabalho coletivo é fundamental para garantir a proteção da cadeia produtiva da palma, que tem grande relevância socioeconômica para o estado de Sergipe”, explica Aparecida Andrade, diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro.

Entre as principais recomendações repassadas aos agricultores, estão a erradicação da área em caso de infestação confirmada — com uso restrito da palma para alimentação do rebanho da própria propriedade — e a substituição gradual da variedade gigante, mais suscetível, por materiais geneticamente resistentes, como a palma miúda, a mexicana e a IPA Sertânia.

Produtores que receberam a visita da equipe técnica relatam a importância da ação. Para o agricultor José Valdir Vieira Silva, de Porto da Folha, o contato com a Emdagro trouxe mais segurança. “O trabalho é de suma importância porque vem proteger o produtor que já vive seus desafios, ainda mais com uma praga como essa. Então, a gente recebendo uma orientação dos técnicos da Emdagro deixa a gente mais seguro para não sofrer tanto as consequências dessa praga”, disse.

Feliz por não ter sido identificada indícios da presença da cochonilha do carmim em seu plantio, o agricultor Adilson Pereira de Barros, do Povoado Museu do Matuto, agradeceu a presença da equipe técnica da Emdagro e destacou o trabalho que vem sendo feito na prevenção contra a praga. “Esse trabalho de prevenção é muito importante porque se a gente não sabe das coisas e vem alguém para explicar é uma coisa boa demais. Eu estava”, reforçou.

O esforço não é apenas técnico, mas também educativo. A conscientização do agricultor é apontada como a linha de frente dessa batalha. Cada suspeita comunicada e cada medida preventiva adotada ajudam a manter viva a cadeia produtiva da palma, essencial para a pecuária no semiárido.

“No fim das contas, a luta contra a cochonilha-do-carmim não é de um dia, mas de todos. Um desafio contínuo que une ciência, vigilância e tradição para proteger a base da produção animal no sertão sergipano”, reforçou o coordenador de Defesa Vegetal da Emdagro, Alberto Ferreira Nascimento Júnior.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e Peixe Vivo completa quatro anos em Novo Tiradentes (RS)

Próximo

Edital de Chamada Pública – Município de Maricá/RJ

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}