Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Pequenos e MédiosPolítica
12/09/2025
Asbraer

Emater orienta sobre políticas públicas do Governo do Pará para terreiros religiosos afro

0
0

Roda de conversa com mulheres quilombolas praticantes de candomblé, umbanda e tambor de mina fez parte de grade convidada do curso profissionalizante de Assistente Ambiental​

12/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater-PA | Aline Miranda

Foto: Divulgação/Emater-PA

Nesta quarta-feira (10), 14 mulheres quilombolas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e de municípios do nordeste paraense foram convidadas pelo escritório em Belém da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para debater sobre as políticas públicas que o Governo do Pará desenvolve em templos de matriz afrodescendente, como candomblé, umbanda e tambor de mina, e em comunidades remanescentes de quilombos. 

A roda-de-conversa “Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os Povos Tradicionais de Matrizes Africanas e Terreiros (Potma)”, conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater Jader Moura, especialista em Gestão Pública e Agronegócio e mestre em Ciências Agrárias, fez parte da programação pedagógica do curso de Assistente Ambiental, do Senai. Participaram 14 alunas de Ananindeua, Moju e Ourém – todas praticantes religiosas. 

“A atuação hoje da Emater em apoio aos Potma é um amplo leque de oportunidades que perpassam valorização e fortalecimento de tradições, combate a racismo, inclusão social, segurança alimentar e abertura de mercados sustentáveis”, resume Moura. 

Um dos contextos inovadores promovidos interna e externamente pela Emater, desde 2022, é a Política de Direitos Difusos e Coletivos (PICD). 

A agricultora e tecnóloga em geoprocessamento Edinalva Cardoso, de 32 anos, umbandista, moradora da Comunidade do Abacatal, em Ananindeua, e frequentadora da Casa de Rosa Malandra, no mesmo município, conta que ficou sabendo de coisas novas com a interlocução com a Emater: “A Emater apresentou muitas questões relevantes, como a obrigatoriedade de ajuste dos territórios, dos espaços, à legislação ambiental, e de como o CAR [Cadastro Ambiental Rural] elaborado pela Emater ajuda nessa situação. Também pude entender com clareza o que é ‘Prada’ [plano de recuperação de áreas degradadas e alteradas], estudo que a Emater também realiza”, diz.

Cardoso planta açaí e mandioca e cria galinha-caipira. A vontade mais imediata é renovar os sistemas agroflorestais (SAFs) de castanha-do-pará, cupuaçu e uxi, entre outras espécies, e dobrar o número de animais, a fim de poder fornecer carne e ovo para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam e Adaf levam regularização de documentos rurais e palestra a moradores do Ramal do Brasileirinho em Manaus

Próximo

Empaer executará R$ 2,5 milhões em experimentos para posicionar MT na rota internacional do cacau

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}