Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
08/09/2025
Asbraer

Urina de vaca pode ser usada como alternativa sustentável de adubo em plantações, indica Emater-PA

0
0

Oficinas de compostagem orgânica estão sendo ministradas para agricultores, em apoio a mutirão de serviços da Prefeitura

08/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

A urina de vacas leiteiras pode servir de componente diferenciado para a receita de adubo orgânico, de acordo com especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

A utilização calculada do excremento, que por costume padece desperdiçado no dia a dia das propriedades rurais pecuaristas, apresenta potencial de biofertilizante natural e até de repelente de insetos em plantações de macaxeira, de milho e de feijão, por exemplo. 

“No caso, a urina dessas vacas, diluída em água o mais limpa possível, em uma proporção pré-estabelecida, vem como substância de umidificação das pilhas do material combinado. É uma substância rica em nutrientes, que sai de graça para o produtor, e de fácil coleta, porque a vaca despeja no momento da ordenha”, explica o engenheiro agrônomo Genival dos reis, pós-graduado em Pequenos e Médios Animais, chefe do escritório local da Emater em Nova Ipixuna, no Lago de Tucuruí. 

No município, um ciclo de oficinas de compostagem orgânica está orientando principalmente assentados da reforma agrária para a substituição parcial, de até 70%, de alguns tipos de agrotóxico por misturas de esterco bovino, casca de ovo, borra de café, folhas secas e capim verde, entre outros resíduos laborais e domésticos. 

A programação faz parte de um mutirão de serviços oferecido pela Prefeitura. No começo deste mês, 28 famílias do assentamento Lago Azul, no km 02 da rodovia PA-150, e de comunidades vizinhas participaram de experiências teóricas e práticas quanto a como fazer e a como utilizar. As próximas capacitações encontram-se previstas para as regiões da Gleba Jacaré e Do Limão, ao longo do semestre.

“São agricultores que já vêm acompanhados pela Emater em suas atividades. Possuem caf [cadastro da agricultura familiar] recente emitido pela Emater. A questão da sugestão da compostagem orgânica como alternativa de sustentabilidade é um reforço de um processo contínuo, em apoio à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico [Semude], e em 2025 adquire mais importância ecológica por conta da COP-30 [Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a se realizar na capital paraense, Belém, em novembro]. Utilizar compostagem orgânica diminui custos, melhora o solo, melhora o produto final, ressignifica o que seria lixo e integra as vivências da agricultura à floresta amazônica”, pontua Reis.

Para o agricultor João Delmondes, de 64 anos, da Vila Vitória, dentro do assentamento Lago Azul, a oportunidade é de transição: “Eu já tinha feito composto por conta própria, mas agora me deslumbrei com toda a matemática, toda a ciência envolvida, em você identificar o que serve, colocar as partes certas e aplicar do jeito certo”, conta.

Ele pretende concretizar os conhecimentos em breve, com o cultivo de banana. Nos 60 hectares do Sítio Ouro Verde, existem roças de cacau, cupuaçu, feijão, mandioca e milho e a criação de pelo menos 30 cabeças de gado girolando. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Pregão Eletrônico – Palmas/ TO

Próximo

Emater Goiás divulga lista de aprovados no Agro é Social Jovem

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}