Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
NaturezaPequenos e Médios
05/09/2025
Asbraer

Expointer 2025: Emater/RS-Ascar demonstra conexão entre Plantas Bioativas, Homeopatia e Agroindústria

0
0

Plantas Bioativas e Homeopatia é uma das temáticas apresentadas pela Emater/RS-Ascar na 48ª Expointer, que acontece até o próximo domingo (07/09)​

05/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS

Foto – Reprodução Emater-RS

​Plantas Bioativas e Homeopatia é uma das temáticas apresentadas pela Emater/RS-Ascar na 48ª Expointer, que acontece até o próximo domingo (07/09), no Parque Assis Brasil, em Esteio. Num espaço de 14 mil m², localizado na Quadra 09, a Emater/RS-Ascar também celebra 70 anos de atuação no Rio Grande do Sul e expõe fotografias que registram o uso das Plantas Bioativas na produção agrícola e na promoção da saúde e da qualidade de vida no meio rural, beneficiando agricultores e pecuaristas familiares, remanescentes de quilombos, indígenas, pescadores artesanais e assentados.

​Guaco, babosa, hortelã, tomilho, orégano e funcho. Estas são algumas das plantas cultivadas por Maria Izabel Rodrigues Rossato, em sua residência em Sapucaia, na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Vim pedir informações para minha horta. Venho todos os anos no espaço da Emater. Ano passado estive aqui para conhecer sobre a cisterna, mas ainda não instalamos. É um dos projetos”, diz, ao apontar para as plantas que trata com carinho e utiliza na alimentação da família. “Não sou de cozinhar, mas procuro fazer o máximo de comida mais saudável. A fritura lá em casa foi abolida”, ressalta, ao citar a Planta Alimentícia Não Convencional (Panc) peixinho, também chamado de “peixinho-da-horta” ou “lambari-de-folha”, muito utilizada por Maria Izabel. Além de diminuir o sal na alimentação, Maria Izabel conta que faz bolos sem açúcar e que substitui o leite por suco de laranja. “Fica muito saboroso”, diz.

​Maria Izabel é artesã e participa da Expointer desde 1999. “Há 25 anos eu e meu marido expomos casinhas de boneca feitas em madeira. Tem desde casa completa, com até área de serviço, e modelos mais simples, estilo quitinete”, cita, ao anunciar que “tem maletas de madeira para todos os gostos e bolsos. O que compensa é ver as crianças felizes”. A artesã participa do Pavilhão do Artesanato na banca 116.

​HOMEOPATIA

​O espaço das Plantas Bioativas também se propõe a incentivar e demonstrar o potencial uso da Homeopatia e dos óleos essenciais na Extensão Rural e Social, no manejo agropecuário, principalmente no manejo vegetal, mas também no uso da homeopatia nas criações animais. Através de uma espiral, serão demonstrados os diferentes usos das plantas bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares) na promoção da saúde, na culinária e no bem-estar. Haverá ainda exposição de equipamentos utilizados para secagem e demonstração de secagem caseira das plantas bioativas.

​O extensionista e farmacêutico Alexandre Schmidt ressalta que o visitante pode conhecer, na prática, o uso dessas tecnologias na agricultura, desde a identificação botânica e o manejo agropecuário, até a extração de óleos essenciais e a implantação de sistemas modulares para agroindústrias.

​”A proposta é mostrar alternativas sustentáveis e economicamente viáveis para diversificar e agregar valor à produção no campo”, diz, ao destacar que as plantas bioativas estão à disposição em diferentes formas de uso e que extensionistas estarão orientando e sanando dúvidas.

​AGROINDÚSTRIA

​Há também nesse espaço um sistema modular de agroindústria. “É uma proposta diferente que estamos trazendo no sentido de diminuir o custo do agricultor que pretende diversificar e incrementar a propriedade, indo para a agroindustrialização da matéria-prima que já produz”, explica Schmidt. Segundo ele, esse sistema modular tem como diferencial a viabilidade econômica, mantendo as boas práticas de fabricação.

​”Depois do visitante conhecer essa questão do módulo, nós podemos tirar dúvidas dos caminhos da legalização de uma agroindústria familiar”, anuncia, ao sugerir que o visitante faça a visita com calma, para conversar com o extensionista e sanaras dúvidas, tanto de viabilidade econômica quanto a respeito do uso do manejo agropecuário. “A parcela está trazendo essa junção e convidando a quem nos visitar a conhecer as conexões entre plantas bioativas, homeopatia e agroindústria”, observa Schmidt.

​Foto: Adriane Bertoglio Rodrigues, jornalista Emater/RS-Ascar

​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
​Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
​imprensa@emater.tche.br
​(51) 9 9918-6934
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmaterRS
​Instagram: @EmaterRS

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam: Amazonas avança na pecuária sustentável com implantação de Unidades Demonstrativas de Pastejo Rotacionado

Próximo

Centro de Referência Tecnológica para produção de leite da Epagri recebe certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}