Dados do MAPA, de 2023, existem no Ceará 420 agroindústrias de transformação de frutas em polpa, sendo 40 de grande porte, 80 de médio e 300 de pequeno. Destas 300, a Ematerce assiste a cerca de 30 unidades
02/09/2025 | Assessoria de Comunicação – Ematerce
Foto – Reprodução Ematerce
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce implantou e orienta a agroindústria familiar de polpas de frutas, no assentamento São José, no município de Guaiuba-CE, na região metropolitana de Fortaleza-CE, propriedade do agropecuarista Francisco Pereira da Costa. Há dois anos, o Posto Avançado da Ematerce de Guaiuba-CE, conseguiu o Certificado de Registro do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, das polpas produzidas.
É importante que a unidade de produção de polpa receba o certificado ministerial para facilitar o acesso ao amplo mercado comprador, tipo Secretárias de Educação e da Ação Social dos Estados e dos Municípios, para comporem a merenda escolar e as creches.
A Agroindústria São José, em Guaiuba-CE, dispõe no seu elenco de produtos polpas de maracujá, acerola, goiaba, caju, manga, graviola, abacaxi (pura ou com hortelã), abacate, tamarindo e seriguela, com média mensal de 1.331 quilos, quantidade ainda insuficiente para suprir o mercado consumidor do município de Guaiuba-CE e região. “Existe um projeto na Ematerce, sobre a ampliação e diversificação do plantio de fruticultura, para atender também a demanda de outros municípios do maciço de Baturité-CE,” informam os técnicos da Ematerce, Paloma Lima, Tecnóloga de Alimentos, Engenheiro Civil, Marcelo Gomes e José Paulo, Técnico em Agropecuária e responsável pelo Posto Avançado da Empresa em Guaiuba-CE.
Atualmente, na agroindústria trabalham, em todo o processo de transformação, somente o casal e um dos filhos sendo assim, uma atividade, estritamente, familiar. Grande parte das frutas processadas são plantadas na própria propriedade, complementada pela aquisição de frutas de produtores parceiros do município e de uma minoria de outras regiões, dependendo da demanda. Máquinas e equipamentos bem como a ampliação das instalações físicas já estão sendo providenciadas por intermédio de um novo projeto feito pela Ematerce, face o contínuo aumento das vendas das polpas e também, a introdução de novos sabores no seu portfólio. O preço médio do quilo das polpas é de R$ 6,00, entregue na propriedade.
Dados do MAPA, de 2023, existem no Ceará 420 agroindústrias de transformação de frutas em polpa, sendo 40 de grande porte, 80 de médio e 300 de pequeno. Destas 300, a Ematerce assiste a cerca de 30 unidades, espalhadas por todas as regiões administrativas do Ceará.
Ainda conforme o Ministério, um dos problemas, mencionado por Francisco Leandro do MAPA, é que “ainda muitas unidades produtivas não atuam com as devidas normas sanitárias, excluindo o problema de contaminação cruzada, quando não há a devida separação e manuseio de produtos de origem animal e vegetal, feitos inadequadamente no mesmo ambiente e sem a necessária higienização.
Além do importante trabalho da Ematerce, no acompanhamento de instalação de agroindústrias por projetos, como o São José, citado pelo técnico do MAPA, foram enfatizadas a atuação da empresa, na fiscalização das agroindústrias, seu funcionamento e a adequação, nas normas sanitárias de órgãos, como a Vigilância Sanitária, conclui Francisco Leandro.