Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
28/08/2025
Asbraer

EPAMIG realiza pesquisas com plantas de cobertura para 6 regiões de Minas

0
0

Amplitude estadual busca garantir recomendações específicas​

28/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

​

(Patos de Minas, 27 de agosto de 2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vem conduzindo pesquisas sobre plantas de cobertura com o objetivo de avaliar o estabelecimento de diferentes espécies no período de outono inverno em todas as regiões do estado de Minas Gerais.

Dentro do projeto, os pesquisadores avaliam quais são as melhores opções de plantas de cobertura para os agricultores utilizarem nas suas propriedades no período de outono inverno. A pesquisa é realizada com dezenas de espécies solteiras como brachiaria ruziziensis, milheto, capim coracana, crotalária, nabo forrageiro, trigo mourisco e comum, girassol, feijão guandu, dentre outras.

O pesquisador da EPAMIG e coordenador do projeto, Maurício Antônio Coelho, reforça que o papel das plantas de cobertura é a proteção do solo, conservação da superfície, retenção de umidade do solo e melhoria das características químicas, físicas e biológicas dos locais de cultivo. 

“Vamos avaliar, em cada uma das regiões do estado de Minas Gerais, quais são as espécies de plantas de cobertura que estão mais adaptadas para serem cultivadas no período de outono inverno, bem como estabelecer o comportamento de dezenas de espécies de cobertura em cada uma dessas regiões e poder recomendar para os produtores quais são as espécies melhores adaptadas para serem desenvolvidas nesse período”,explica o pesquisador.

Por ter amplitude estadual, as pesquisas buscam encontrar resultados distintos para cada região, recomendando as espécies em cada localidade estudada, mostrando os benefícios que essas plantas trazem para o solo, levando melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. 

“Pretendemos dizer para o produtor quais são as melhorias que essas espécies trazem, com reflexos positivos na melhoria de condições do solo, beneficiando diretamente a cultura de verão. Ao ser implantado no período de outono inverno, o projeto vai indicar quais plantas de cobertura o produtor pode usar e, assim, deixar o solo em melhores condições para o plantio da sua cultura principal na safra de verão”,finaliza Maurício. 

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG); UFMG (ICA/Montes Claros); UFSJ (Campus Sete Lagoas); UFU (Campus Monte Carmelo); e UNIPAM (Campus Patos de Minas)

Foto: Maurício Coelho/EPAMIG

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Levantamento da Emater-MG aponta municípios campeões na produção de milho e soja

Próximo

Edital de Chamada Pública – Prefeitura de Valparaíso/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}