Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Acessar conta
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Home - Agronegociar
MercadoMilhoPequenos e Médios
28/08/2025
Asbraer

Levantamento da Emater-MG aponta municípios campeões na produção de milho e soja

0
0

Triângulo e Noroeste de Minas dominam a lista na safra 2024/2025

28/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/MG

Foto – Reprodução Emater-MG

​

BELO HORIZONTE (28/8/2025) – Os municípios do Triângulo Mineiro e do Noroeste de Minas reafirmam sua força na produção de grãos ao se destacaram no encerramento da safra 2024/2025. Levantamento da Emater-MG mostra que as duas regiões concentram as maiores produções de milho e soja no estado, com várias cidades aparecendo entre as primeiras colocadas nos rankings municipais.

De acordo com a Emater-MG, Uberaba, no Triângulo Mineiro, conhecida pela criação de gado zebu, lidera a produção de milho em Minas Gerais. Foram 289 mil toneladas produzidas na safra 2024/2025. Em seguida vêm Perdizes, na mesma região, com 282 mil toneladas, e Paracatu, no Noroeste, com uma colheita de 252 mil toneladas.

Também figuram entre os principais produtores Araguari (225,2 mil), São João del-Rei (185 mil), Uberlândia (174,5 mil), Arinos (174 mil), Cabeceira Grande (174 mil), Coromandel (165,9 mil) e Unaí (147 mil).

Já na cultura da soja, o domínio é da região Noroeste, com três municípios liderando o ranking. Paracatu ocupa a primeira posição com 463,6 mil toneladas, seguido de Unaí (450 mil) e Buritis (390 mil). Uberaba aparece na quarta colocação, com 348,5 mil toneladas.

Completam o grupo de maiores produtores Guarda-Mor (280,5 mil), Uberlândia (268,75 mil), Coromandel (255,6 mil), Ibiá (214,5 mil), Tupaciguara (189 mil) e Perdizes (188,6 mil).

O coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, Sérgio Regina, explica que as duas regiões estão no Cerrado Mineiro, onde na década de 1970 foram desenvolvidas tecnologias para a expansão da agricultura.

“A região se tornou apta à produção de grãos e café, graças ao uso calcário para correção da acidez do solo. No Cerrado Mineiro também existem topografias favoráveis à mecanização e é uma região onde chove bem. Além disso, a região se beneficia da presença de produtores altamente especializados, que usam as melhores tecnologias, com altas produtividades”, explica.

Sérgio Regina também lembra da presença de um mercado local que demanda uma grande produção de grãos. “Existem diversas agroindústrias que agregam valor a estes grãos, como as localizadas na região de Uberlândia, com fábricas de ração e óleo vegetal. Também há o setor de proteína animal, que consome boa parte desta produção. É uma série de fatores que contribuem para o Triângulo e Noroeste ter toda esta pujança na produção de grãos”.

Safra mineira em alta

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um levantamento onde mostra que a produção mineira de grãos da safra 2024/2025 irá fechar em 18,3 milhões de toneladas. Um crescimento de 13,9% em relação ao período anterior. Além do milho e da soja, principais produtos da safra mineira de grãos, o estudo também inclui o resultado da colheita de feijão, arroz, sorgo, girassol, algodão, trigo e outros.

Segundo o Conab, a produção de soja em Minas chegou a 9,1 milhões de toneladas, o que representa alta de 17,4% em relação ao ciclo anterior. Para o milho, o estudo mostra que Minas produziu 6,5 milhões de toneladas, crescimento de 6,7% frente a safra 2023/2024.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater Goiás promove Encontro Técnico do Trigo para debater avanços no cultivo no Cerrado

Próximo

EPAMIG realiza pesquisas com plantas de cobertura para 6 regiões de Minas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}